O USO DE BLOGS COMO MEDIADOR ENTRE JOGOS DIDÁTICOS E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO EM PALEOBOTÂNICA, ATRAVÉS DOS FÓSSEIS DE PLANTAS DO GEOPARK DO ARARIPE, NUMA VISÃO EVOLUTIVA.
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo incentivar a construção de blogs para a divulgação das construções de jogos didáticos. Baseado nos fósseis de plantas do Geopark do Araripe (GA) no Estilo “PERFIL®”, criamos esse jogo que contém algumas espécimes de fósseis de plantas coletadas no Geopark do Araripe, os locais de depósitos dos mesmos e as plantas atuais correspondentes. O jogo consiste numas séries de dicas em que o aluno busca por lógica dedutiva, associativas e interpretativas, encontrar, o local depositado do material fossilífero, a evolução do táxon e da história do mesmo, através carta sorteada. Essas cartas são divididas em três grandes grupos, começando uma dica focal: 1) “SOU UM FÓSSIL”; 2) “SOU UM MUSEU”; 3) “SOU UMA PLANTA ATUAL”. Esse jogo foi aplicado em uma escola de juazeiro do norte-CE e posteriormente foi construído um blog na plataforma WIX, para que o mesmo pudesse ser divulgado e que outros professores possam usar e utilizar como um mecanismo facilitador de ensino aprendizado dos conteúdos de biologia, geociências, paleontologia, morfologia, anatomia, história e geografia de forma interdisciplinar. Propomos o uso de mapas conceituais para avaliar a aprendizagem dos alunos antes e logo após a aplicação do jogo “Detetive Paleontológico”