O USO DE BLOGS COMO MEDIADOR ENTRE JOGOS DIDÁTICOS E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO EM PALEOBOTÂNICA, ATRAVÉS DOS FÓSSEIS DE PLANTAS DO GEOPARK DO ARARIPE, NUMA VISÃO EVOLUTIVA.: :

  • Luis Henrique Marins Nogueira Nunes
  • Eliana Maria De Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Ligia De Lima Gomes

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo incentivar a construção de blogs para a divulgação das construções de jogos didáticos.  Baseado nos fósseis de plantas do Geopark do Araripe (GA) no Estilo “PERFIL®”, criamos esse jogo que contém algumas espécimes de fósseis de plantas coletadas no Geopark do Araripe, os locais de depósitos dos mesmos e as plantas atuais correspondentes. O jogo consiste numas séries de dicas em que o aluno busca por lógica dedutiva, associativas e interpretativas, encontrar,  o local depositado do material fossilífero, a evolução do táxon e da história do mesmo, através carta sorteada. Essas cartas são divididas em três grandes grupos, começando uma dica focal: 1) “SOU UM FÓSSIL”; 2) “SOU UM MUSEU”; 3) “SOU UMA PLANTA ATUAL”. Esse jogo foi aplicado em uma escola de juazeiro do norte-CE e posteriormente foi construído um blog na plataforma WIX, para que o mesmo pudesse ser divulgado e que outros professores possam usar e utilizar como um mecanismo facilitador de ensino aprendizado dos conteúdos de biologia, geociências, paleontologia, morfologia, anatomia, história e geografia de forma interdisciplinar. Propomos o uso de mapas conceituais para avaliar a aprendizagem dos alunos antes e logo após a aplicação do jogo “Detetive Paleontológico”

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Ciências pela Universidade Braz Cubas (1988). Atualmete Pós-Graduanda pela Univesidade Estadual de Campinas, no programa de Ensino e História de Ciências da Terra. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem na educação básica na rede pública e privada. Coordenou alguns projetos nas áreas de arte e educaçao. Ministra, desde1989, cursos, oficinas, workshops e palestras para jovens, adultos, trabalhadores em empresas autogestionárias e para educadores. Atualmente, é professora efetiva, na área de ciências, do município da Cidade de São Paulo e participa do Grupo de Pesquisa de Educação Ambiental na Universidade de São Paulo.

Ligia De Lima Gomes

Graduanda em Biblioteconomia, com embasamento teórico e formação interdisciplinar. Dedica-se intensamente para sua formação e bom desempenho acadêmico, tendo interesse em atividades relacionadas a classificação, indexação, linguagem descritiva, editoração, design, jornalismo, arquitetura da informação e outros setores. Escreve literatura, sendo adaptável e dedicada à novas oportunidades, com as quais possa aprender enquanto profissional, estudante e cidadã autônoma. Tem grande interesse em atuar enquanto bibliotecária ou arquivista na área jurídica. Facilidade para classificações bibliográficas, documentárias e arquivísticas, aperfeiçoando-se nos idiomas inglês e francês.

Publicado
2018-06-06
Como Citar
HENRIQUE MARINS NOGUEIRA NUNES, Luis; MARIA DE LIMA, Eliana; DE LIMA GOMES, Ligia. O USO DE BLOGS COMO MEDIADOR ENTRE JOGOS DIDÁTICOS E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO EM PALEOBOTÂNICA, ATRAVÉS DOS FÓSSEIS DE PLANTAS DO GEOPARK DO ARARIPE, NUMA VISÃO EVOLUTIVA.. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/671>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica