A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE POR PROFESSORES TUTORES
Resumo
Esse artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada na pretensão de investigar como é construída a identidade docente dos professores tutores que atuam em cursos de graduação, ofertados na modalidade de educação a distância, desenvolvidos numa instituição federal de ensino conveniada à Universidade Aberta do Brasil. Através da análise formativa e profissional destes professores, utilizando para esse fim questionário, buscou-se, compreender como o conjunto de saberes oriundos das experiências vivenciadas articula-se na construção da identidade docente. Além disso, discutiu-se a necessidade de superar a visão fragmentária do processo pedagógico que, em muitos casos, “destitui” os tutores da atuação docente, cabendo essa tarefa e status aos chamados professores formadores, o que traz sérias implicações para as relações estabelecidas e, sobretudo, para o processo formativo de novos professores. Os resultados apontam a necessidade de investimento na formação dos profissionais e de fomentar o planejamento coletivo e colaborativo das ações pedagógicas, envolvendo todos os agentes envolvidos com a atividade docente.