SOCIEDADE DO CONHECIMENTO FRENTE ÀS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo contribuir com o debate acerca do pensamento educacional brasileiro, considerando os pressupostos teórico-filosóficos da educação. Está embasado nas contribuições de autores modernos e contemporâneos que subsidiam concepções pedagógicas com ênfase na sociedade do conhecimento e da informação, conceituando-as e discorrendo-as à luz do esclarecimento filosófico, na perspectiva de Kant (1985) e aproximações com Adorno (1995). Tem como referência a “Pedagogia Histórico-crítica e luta de classes na educação escolar” (SAVIANI; DUARTE, 2012). Para cumprir tal objetivo, traz à baila discussões acerca da autonomia e emancipação humana na concepção de Ambrosini (2012), entre outros. Enfatiza, ainda, o potencial da tecnologia da informação e comunicação como elemento enriquecedor do trabalho educativo, partindo do processo de humanização do educando numa concepção mais crítica. Finaliza, tecendo considerações e apresentando resultado parcial teórico: que o uso instrumental das tecnologias na chamada sociedade da informação de forma acrítica é, ainda, uma realidade no meio institucional; e que esse mesmo uso é fruto de uma ideologia produzida no campo da reprodução ideológica do capitalismo.