A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO A DISTÂNCIA

  • Darcilene Ramos Lopes

Resumo

O objetivo deste artigo de revisão de literatura é analisar a contribuição do ensino a distância como prática pedagógica na formação e desenvolvimento de educadoresA formação continuada dos docentes é imprescindível, tendo em vista de não tratar apenas de dar continuidade aos estudos para atualizar-se quanto às modificações na área do conhecimento que leciona, ou refinar o domínio de técnicas para sua transmissão, mas por um motivo mais premente que se refere à própria natureza do fazer pedagógico. Destaca-se a necessidade de implantação e de incremento de programas de formação continuada para professores em serviço, de modo a capacitá-los para ser um profissional polivalente que o mercado de trabalho demanda. É constatada a relevância do ensino a distância como uma metodologia, capaz de possibilitar a troca, o compartilhamento e a disseminação do conhecimento e de informações com o emprego de tecnologias como a Internet e o sistema de ambientes virtuais de aprendizagem, com o propósito de capacitar as pessoas para alcançar os seus objetivos.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
RAMOS LOPES, Darcilene. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/678>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica