TECNOLOGIAS E COLABORAÇÃO ONLINE
Resumo
Na contemporaneidade, os professores têm oportunidades de trilhar por novos caminhos, metodológicos e práticos, na busca por meios de inovar. Nesse sentido, as tecnologias digitais se tornam grandes aliadas, funcionando como estruturantes de novas práticas de comunicação, que os auxiliam na produção e reprodução de recursos educacionais e culturais, aprofundando a perspectiva da colaboração e da aproximação dele com os processos de troca de informações, criação e autoria. Assim, eles passam a assumir seu lugar de protagonista dos processos educativos, participando ativamente destes, em cooperação com outros profissionais, virtualmente. Esta comunicação oral visa, portanto, demonstrar, através de uma pesquisa de campo, como a participação ativa dos professores brasileiros de inglês em comunidade virtual pode favorecer sua atuação em atividades diversas que promovem a interação, a aproximação de profissionais brasileiros e estrangeiros, formando uma rede de contatos colaborativa, e ocasionando maior visibilidade ao trabalho por eles realizado. Como aporte teórico, recorremos a Maraschin (2004), Leadbeater (2009), Pretto (2012), entre outros.