TECNOLOGIAS E COLABORAÇÃO ONLINE

  • Joyce Vieira Fettermann
  • Sonia Maria da Fonseca Souza
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza, Dr.

Resumo

Na contemporaneidade, os professores têm oportunidades de trilhar por novos caminhos, metodológicos e práticos, na busca por meios de inovar. Nesse sentido, as tecnologias digitais se tornam grandes aliadas, funcionando como estruturantes de novas práticas de comunicação, que os auxiliam na produção e reprodução de recursos educacionais e culturais, aprofundando a perspectiva da colaboração e da aproximação dele com os processos de troca de informações, criação e autoria. Assim, eles passam a assumir seu lugar de protagonista dos processos educativos, participando ativamente destes, em cooperação com outros profissionais, virtualmente. Esta comunicação oral visa, portanto, demonstrar, através de uma pesquisa de campo, como a participação ativa dos professores brasileiros de inglês em comunidade virtual pode favorecer sua atuação em atividades diversas que promovem a interação, a aproximação de profissionais brasileiros e estrangeiros, formando uma rede de contatos colaborativa, e ocasionando maior visibilidade ao trabalho por eles realizado. Como aporte teórico, recorremos a Maraschin (2004), Leadbeater (2009), Pretto (2012), entre outros.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
VIEIRA FETTERMANN, Joyce; MARIA DA FONSECA SOUZA, Sonia; HENRIQUE MEDEIROS DE SOUZA, Carlos. TECNOLOGIAS E COLABORAÇÃO ONLINE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/68>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica