A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE FRENTE À CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Nessa investigação de aporte teórico e bibliográfico, a temática da educação formal contemporânea e seus múltiplos e profundos desafios são abordados pelos vieses da era da informação e da cibercultura como perspectivas teóricas à contextualização da formação inicial de professores. Esta, propiciada pelas diversas formas de licenciatura disponíveis no âmbito do sistema de ensino brasileiro, constitui-se como uma teia complexa de competências, conhecimentos e aptidões. Dentre as diversas facetas que a temática proporciona, é importante destacar a importância assumida pelas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e, entre elas, a postura docente inerente às práticas pedagógicas educomunicativas. A abordagem do espaço escolar/sala de aula pode se transformar num ambiente metodológico inovador e educomunicativo partindo do comprometimento do professor em, no sentido ético e intelectual, oportunizar a manifestação da multidimensionalidade dos sujeitos aprendizes, influenciando tanto a formação de novos professores quanto a nova geração discente, ambos atuantes e integrantes da educação básica, quanto os professores formadores da academia, e vice-versa.