A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE FRENTE À CONTEMPORANEIDADE

  • Katia Andrea Silva Da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Eduardo Fofonca Instituto Federal do Paraná
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade Estadual de Santa Catarina

Resumo

Nessa investigação de aporte teórico e bibliográfico, a temática da educação formal contemporânea e seus múltiplos e profundos desafios são abordados pelos vieses da era da informação e da cibercultura como perspectivas teóricas à contextualização da formação inicial de professores. Esta, propiciada pelas diversas formas de licenciatura disponíveis no âmbito do sistema de ensino brasileiro, constitui-se como uma teia complexa de competências, conhecimentos e aptidões. Dentre as diversas facetas que a temática proporciona, é importante destacar a importância assumida pelas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e, entre elas, a postura docente inerente às práticas pedagógicas educomunicativas. A abordagem do espaço escolar/sala de aula pode se transformar num ambiente metodológico inovador e educomunicativo partindo do comprometimento do professor em, no sentido ético e intelectual, oportunizar a manifestação da multidimensionalidade dos sujeitos aprendizes, influenciando tanto a formação de novos professores quanto a nova geração discente, ambos atuantes e integrantes da educação básica, quanto os professores formadores da academia, e vice-versa.

Biografia do Autor

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Mestranda em Educação no PPGE/FAED da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Planejamento e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Licenciada em Letras - habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná, atuante na Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, na função de Coordenadora de Pós-Graduação. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos do Instituto Federal do Paraná - CEP/IFPR. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisas vinculado ao CNPq Educação a Distância e Tecnologias  do Instituto Federal do Paraná, EdiTed/IFPR. Membro Fundador e Coorganizador da Equipe A Gestão Pública na Visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais - GPTAE.  Tem experiência na docência e gestão educacional e se interessa por temas voltados à Educação, Comunicação, Tecnologia, Políticas Públicas para a Educação, Formação de Professores e Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem.

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Pedagogo e Letrado. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (linha interdisciplinar Linguagens e Tecnologias) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP). Pós-doutor em Educação (Educação, Comunicação e Tecnologia) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) onde desenvolveu o estágio de pós-doutoramento sobre o tema: *Ambiências Virtuais para a Formação de Professores na Modalidade EaD: a prática pedagógica educomunicativa e os ecossistemas comunicativos. É Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui especializações em Educação (Educação Inclusiva) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Letras (Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui Licenciatura Plena em Letras - Português e Respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, PR, atual Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atuou por dois anos como Diretor de Ensino e Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais na Diretoria de Educação a Distância do IFPR (2014/2016) e nesse período constituiu o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR. Em sua trajetória como professor, atuou na Educação Básica (2002/2007) e na Educação Superior com componentes curriculares ligados à Organização, Gestão Educacional no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (2007/2008). Em pós-graduações de instituições (IFPR, FESP, UP) suas experiências contemplam a docência, orientação acadêmica, tutoria, formação de tutores-mediadores e a docência de componentes curriculares que envolvem a relação entre a Cultura Digital e Educação. Em 2009 foi nomeado Secretário Municipal de Educação e Cultura em Matinhos, Paraná (2009/2011). Atuou como Coordenador Pedagógico de vários estados e regiões do país junto aos Sistemas de Ensino da Editora Positivo (2011/2014). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa *Educação a Distância e Tecnologias Digitais (EDiTeDi-IFPR-CNPq) e pesquisador do Grupos de Pesquisas: *Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (UFPR-CNPq) e *Educação, Comunicação e Tecnologia (UDESC-CNPq). É autor e organizador de inúmeros livros nas áreas de Educação, Comunicação, Tecnologias Educacionais, Linguagens e Educação a Distância. Tem atuado em comitês científicos e como parecerista de eventos nacionais e internacionais. No âmbito das pesquisas internacionais, é integrante da Red Latinoamericana de Investigadores sobre Apropriação de Tecnologias. É autor de livros didáticos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológico do MEC e do Grupo Educacional Expoente. É diretor científico da Coleção Cultura Digital e Interdisciplinaridade da Editora Prismas, Curitiba, Paraná. Atualmente é técnico educacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, atuando no Instituto Federal do Paraná, onde é efetivo na Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação como Coordenador Editorial. Ademais é Professor Associado de *Competências Comunicativas no Contexto Escolar, no Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Dom Bosco (UniDombosco) e Docente de *Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Pedagogia do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR). Suas produções científicas discutem as reconfigurações da educação contemporânea no contexto da cultura digital, dos multiletramentos e das linguagens interdiscursivas/interdisciplinares, tendo sempre como pressupostos as dimensões da educação, comunicação e cultura digital.

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Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Pedagogia da UDESC.É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas comunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC. 

Publicado
2018-05-18
Como Citar
ANDREA SILVA DA COSTA, Katia; FOFONCA, Eduardo; SILVEIRA SARTORI, Ademilde. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE FRENTE À CONTEMPORANEIDADE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/682>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento