JOGANDO NA EAD
Resumo
As comunidades de práticas presentes nos jogos virtuais, sua constituição lúdica e interativa e o protagonismo motivado pelos games, impulsionam esta proposta, cuja finalidade é associar um jogo digital ao ensino superior na modalidade EAD. Trata-se de uma ferramenta, cujo papel é auxiliar os alunos dos cursos de licenciatura na modalidade EAD a desenvolverem autonomia de aprendizagem à medida que se aproximam de conhecimentos relativos à produção científica e demais conteúdos dos cursos. Temos como objetivos principais: aplicar a lógica da gamificação e sua natureza lúdica às práticas de ensino dos cursos de licenciatura no na modalidade EAD, inicialmente na disciplina de Metodologia Científica; diversificar as formas de apresentação de conteúdo em sala de aula; incentivar o desenvolvimento da autoaprendizagem no meio acadêmico com foco na educação a distância; auxiliar na formação científica do aprendente EAD, expondo o aluno a métodos e estratégias de pesquisa em uma plataforma gamificada. Nesse sentido nossa fundamentação teórica abrangeu publicações relativas às discussões em torno da EAD (BASEGGIO & MUNIZ, 2009; LIMA et al, 2014; OLIVEIRA, 2017) e da gamificação (MENDES, 2012; PRENSKY, 2012). Ainda não apresentamos resultados, pois o trabalho apresenta-se como uma proposta em fase de cotação de financiamento.