JOGANDO NA EAD: : AUTONOMIA E LUDICIDADE NO ENSINO A DISTÂNCIA

  • Tamara Milhomem De Oliveira
  • Thiago Silva Luz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Leonel Feitosa Correia

Resumo

As comunidades de práticas presentes nos jogos virtuais, sua constituição lúdica e interativa e o protagonismo motivado pelos games, impulsionam esta proposta, cuja finalidade é associar um jogo digital ao ensino superior na modalidade EAD.  Trata-se de uma ferramenta, cujo papel é auxiliar os alunos dos cursos de licenciatura na modalidade EAD a desenvolverem autonomia de aprendizagem à medida que se aproximam de conhecimentos relativos à produção científica e demais conteúdos dos cursos. Temos como objetivos principais: aplicar a lógica da gamificação e sua natureza lúdica às práticas de ensino dos cursos de licenciatura no na modalidade EAD, inicialmente na disciplina de Metodologia Científica; diversificar as formas de apresentação de conteúdo em sala de aula; incentivar o desenvolvimento da autoaprendizagem no meio acadêmico com foco na educação a distância; auxiliar na formação científica do aprendente EAD, expondo o aluno a métodos e estratégias de pesquisa em uma plataforma gamificada. Nesse sentido nossa fundamentação teórica abrangeu publicações relativas às discussões em torno da EAD (BASEGGIO & MUNIZ, 2009; LIMA et al, 2014; OLIVEIRA, 2017) e da gamificação (MENDES, 2012; PRENSKY, 2012). Ainda não apresentamos resultados, pois o trabalho apresenta-se como uma proposta em fase de cotação de financiamento. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Já no ensino básico inciou a trabahar com pesquisa e produção técnica na área de Tecnologia da informação. Sua experiência abrange desde suporte técnico, montagem e manutenção, organização e gestão de redes, operação e manutenção de sistemas, design gráfico, até o desenvolvimento de jogos.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
MILHOMEM DE OLIVEIRA, Tamara; SILVA LUZ, Thiago; FEITOSA CORREIA, Leonel. JOGANDO NA EAD. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/683>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento