INVESTIGAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

  • Alexandre Menezes Veiga
  • Clarissa de Assis Olgin

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) referente à Educação Financeira no Ensino Médio. Neste artigo, apresentam-se as definições presentes na legislação brasileira que apontam a importância de educar financeiramente os estudantes do Ensino Médio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), existe a necessidade do desenvolvimento da temática Dinheiro, para que os educandos sejam capazes de negociar e buscar seus direitos. Complementa a Base Nacional Comum Curricular (2016), que o Tema Especial “economia, educação financeira e sustentabilidade” precisa ser desenvolvido ao longo do Currículo da Educação Básica, pois contribui para que a escola auxilie na formação de cidadãos conscientes e comprometidos. Nesse sentido, percebe-se a necessidade do entrelaçamento entre o conhecimento dos conteúdos matemáticos ao tema Educação Financeira, levando a formação integral aos estudantes para que sejam cidadãos ativos, participativos e críticos na sociedade em que vivem. A partir das leituras realizadas indicam-se duas atividades que podem ser utilizadas pelo professor de Matemática para trabalhar o tema em questão relacionado aos conteúdos Matemáticos.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
MENEZES VEIGA, Alexandre; DE ASSIS OLGIN, Clarissa. INVESTIGAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/688>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento