O GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)

  • Eliana Arxer
  • Edson Do Carmo Inforsato

Resumo

A rotina escolar é repleta de situações que requerem atenção e acuidade da gestão, tanto na área administrativa, como na pedagógica e disciplinar. Com inúmeras responsabilidades a incorporação de TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), torna-se um desafio que necessita ser superado, pois, esta incorporação é necessária à modernização dos processos educativos. E para isso, o gestor necessita de constante atualização em sua formação profissional, o que também representa um desafio. Neste artigo, a proposta é ponderar reflexões sobre a articulação de TDIC no contexto da gestão escolar, considerando a incorporação nas escolas e a formação continuada desses profissionais. Esse artigo possui características de uma pesquisa de abordagem qualitativa com metodologia bibliográfica. Tem como principais referências os autores: Costa (2014), Alonso, (2010), Vieira, Almeida e Alonso (2003), Almeida e Alonso (2003). As conclusões apontam que a inserção de TDIC é um desafio, inicial e conjunto a comunidade escolar, principalmente aos gestores, mas apresenta vantagens e benefícios a longo prazo para os profissionais e estudantes que usufruem dela. Neste sentido concorda-se que as inovações nos processos escolares com inserções de TDIC na escola são necessárias e benéficas no quesito da qualidade educacional com reflexos positivos aos gestores.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
ARXER, Eliana; INFORSATO, Edson Do Carmo. O GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/689>. Acesso em: 16 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política