O GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
Resumo
A rotina escolar é repleta de situações que requerem atenção e acuidade da gestão, tanto na área administrativa, como na pedagógica e disciplinar. Com inúmeras responsabilidades a incorporação de TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), torna-se um desafio que necessita ser superado, pois, esta incorporação é necessária à modernização dos processos educativos. E para isso, o gestor necessita de constante atualização em sua formação profissional, o que também representa um desafio. Neste artigo, a proposta é ponderar reflexões sobre a articulação de TDIC no contexto da gestão escolar, considerando a incorporação nas escolas e a formação continuada desses profissionais. Esse artigo possui características de uma pesquisa de abordagem qualitativa com metodologia bibliográfica. Tem como principais referências os autores: Costa (2014), Alonso, (2010), Vieira, Almeida e Alonso (2003), Almeida e Alonso (2003). As conclusões apontam que a inserção de TDIC é um desafio, inicial e conjunto a comunidade escolar, principalmente aos gestores, mas apresenta vantagens e benefícios a longo prazo para os profissionais e estudantes que usufruem dela. Neste sentido concorda-se que as inovações nos processos escolares com inserções de TDIC na escola são necessárias e benéficas no quesito da qualidade educacional com reflexos positivos aos gestores.