FACILITAÇÃO CIENTÍFICA: : A IMPORTÂNCIA DE FERAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BIOLÓGICOS COMPLEXOS

  • Cibele Raio

Resumo

A tecnologia está presente no cotidiano dos alunos e dos professores, a humanidade atual vive, praticamente, em um mundo digital. No entanto, ainda se percebe uma resistência do seu uso dentro da sala de aula, em todos os níveis da educação. O objetivo principal do presente trabalho é trazer uma discussão teórica sobre a importância do uso de ferramentas digitais para o ensino e a aprendizagem no curso de graduação de Ciências Biológicas. Desta forma, são apresentados exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para a promoção do ensino e da aprendizagem de conteúdo complexos no curso de Ciências Biológicas. O termo “facilitação científica” é apresentado para definir as metodologias de vanguarda, pautada na tecnologia, que possibilitam a aprendizagem significativa a partir do uso de ferramentas digitais, dentro e fora da sala de aula, para a explicação e o entendimento de conceitos biológicos complexos. A pesquisa de caráter qualitativo é sustentada, principalmente, nos entendimentos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na educação. A partir da discussão apresentada, é possível concluir que as TICs são especialmente relevantes para o ensino e a aprendizagem de conteúdos complexos apresentados no curso de Ciências Biológicas.    

Publicado
2018-05-16
Como Citar
RAIO, Cibele. FACILITAÇÃO CIENTÍFICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/69>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica