TECNOLOGIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: : UMA PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

  • Elisangela Dias Brugnera

Resumo

Este artigo aborda a potencialização do processo de ensino e aprendizagem de matemática com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC’s e da História da Matemática. As TDIC’s proporcionam uma nova maneira de lidar com conhecimento, propiciando maior agilidade e velocidade, possibilitando que o aluno teste suas conjecturas.  Sua união com a História da Matemática faz com que este perceba que os conceitos matemáticos são mutáveis, que são frutos de uma realidade cultural e social de uma determinada época. No desenvolvimento da pesquisa, em um primeiro momento, investiga-se as peculiaridades do uso das tecnologias no ensino de matemática e, em um segundo momento, apresenta-se os aspectos da História da Matemática aliado as tecnologias. Constatou-se indícios que o uso da História da Matemática aliado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podem transformar o processo de ensino e aprendizagem, propiciando aos alunos uma nova forma de perceber o processo de construção de conceitos matemáticos.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
DIAS BRUGNERA, Elisangela. TECNOLOGIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/690>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento