O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Fátima Aparecida da Silva Dias UUNOPAR - Londrina
  • Idalise Bernardo Bage UNESP - Rio Claro
  • João Acácio Busquini USP - SP

Resumo

As mudanças em diversos currículos implicam na (re)organização dos sistemas escolares, sejam, no tempo, no espaço, na escala ou na finalidade de um currículo por objetivos ou por competências. Essas mudanças influenciam diretamente na formação de professores em geral. O presente artigo tem por objetivo apresentar o Programa Matmídias e suas contribuições para a formação de professores de matemática do Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo. O referido Programa foi desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem e buscava integrar as atividades do currículo vigente com objetos de aprendizagem, bem como promover a discussão e a reflexão da prática dos professores participantes. Os resultados evidenciaram que as atividades do currículo integradas aos objetos de aprendizagem desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem promoveram a reflexão e discussão entre os professores sobre as possibilidades e contribuições do uso de objetos de aprendizagem nas aulas de Matemática

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná, Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante e Anhanguera, na linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática com projetos de pesquisa na área de Formação Continuada, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino e Educação a Distância. Graduada em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Norte do Paraná.

##submission.authorWithAffiliation##
​Doutoranda em Educação Matemática na UNESP - Rio Claro, no Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática. Mestrado em Educação Matemática pela PUC-SP (2008). Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC-RJ (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2003) e em Ciências Matemática com ênfase em Informática pela FMU (1992). Atuou como Professor colaborador no Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) no curso de especialização em Educação Matemática e Docência no Ensino Superior. Lecionou no Centro Universitário São Camilo nos cursos de graduação em Pedagogia e Administração e na pós-graduação, no curso de Psicopedagogia. Tem experiência em Educação a Distância como Revisora de conteúdos, Coordenação e Tutoria pela Fundação Padre Anchieta. Atualmente é Supervisora de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

 

##submission.authorWithAffiliation##
Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013), Mestrado em Educação: Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1992) e Pedagogia (2017) pela Faculdade de Conchas. Atualmente é Professor na Faculdade Anhanguera Campus Sertãozinho e Professor da Educação Básica em Matemática pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem experiência na formação inicial e continuada de professores, elaboração de avaliação de aprendizagem e coordenação e tutoria em Ensino a Distância (EAD). Atua principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação de sistemas e Educação Matemática, Ensino de Matemática e Matemática Financeira.

 

Publicado
2018-05-30
Como Citar
APARECIDA DA SILVA DIAS, Fátima; BAGE, Idalise Bernardo; ACÁCIO BUSQUINI, João. O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/692>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica