SOFTWARE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: :

  • Sueli do Nascimento
  • Carlos Tadeu Welter Batista
  • Micael Ricardo Pederiva

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o ensino de crianças com deficiência pela utilização da Tecnologia Assistiva. Descreve o desenvolvimento de um software concebido para apoiar a alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Nesse contexto, o objeto de estudo é a alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual. Objetivo é a aplicação de um software educativo gratuito como ferramenta de apoio a professores num processo de manutenção necessária de otimização e criação de módulos que colaborem com a educação inclusiva de crianças com tal deficiência. A metodologia segue os princípios da pesquisa bibliográfica e experimental qualitativa a respeito da criação de um software educacional como ferramenta e os de implantação de um processo de ensino-aprendizagem do educando. Este método consiste na interação dos alunos com os recursos tecnológicos adotados. Conclui-se que o software contribui com a inclusão, a aprendizagem e a autonomia do estudante, por seus resultados favoráveis em seu desenvolvimento e validação quando aplicado em favor de um público alvo de uma escola municipal.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
DO NASCIMENTO, Sueli; WELTER BATISTA, Carlos Tadeu; PEDERIVA, Micael Ricardo. SOFTWARE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/695>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento