PROMOVENDO O ENTENDIMENTO INTERCULTURAL ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DA TELECOLABORAÇÃO
Resumo
No contexto de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira é importante os aprendizes compreenderem comportamentos, perspectivas e valores de outras culturas , desenvolvendo , assim, um entendimento intercultural. A internet tem contribuido para o ensino de línguas estrangeiras devido ao seu potencial de proporcionar contato virtual com outras culturas e com falantes de outras línguas. Neste sentido, a telecolaboraçao, que é a utilização de tecnologias online com o intuito de desenvolver habilidades em língua estrangeira e competência intercultural de aprendizes que se encontram distantes, possibilita lidar com assuntos interculturais por meio de projetos telecolaborativos. O presente estudo tem por objetivo apresentar três modelos de telecolaboração que incorporam a abordagem intercultural visando ao entendimento intercultural dos aprendizes de língua estrangeira no Ensino Superior, bem como delinear uma proposta de implementação de atividades telecolaborativas numa universidade de Santa Catarina . A proposta é articular uma disciplina presencial , no semestre seguinte, com atividades telecolaborativas por meio da ferramenta Skype e de plataformas que permitem tais práticas. Este estudo fundamenta-se em Byram (1997, 2016); Kramsch (1993, 1998, 2005); O'Dowd (2003, 2006, 2013); Telles 2009, 2011, 2015), entre outros. Os autores do presente estudo pretendem coletar dados das atividades telecolaborativas realizadas e oportunamente divulgar.