ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Evelin Oliveira de Rezende Piza
  • Luci Pastor Manzoli
  • Edson do Carmo Inforsato
  • Cristina Yoshie Toyoda

Resumo

Tendo em vista a ampliação de cursos de licenciatura no país, especificamente os cursos de graduação em Pedagogia na modalidade de educação a distância, e dada a importância da formação inicial de pedagogos ao ressaltar que se compreende por formação inicial os cursos de graduação, evidencia-se a necessidade de pesquisar esta área. Em consonância a isso, os estudos evidenciam a necessidade de se atentar para a formação inicial de Pedagogos, isso ao enfatizar que a formação do professor não se encerra na formação inicial, a qual precisa ser permanente e contínua. O presente estudo debruça-se na temática da gestão e organização de cursos de Pedagogia e na formação inicial de Pedagogos, objetiva-se investigar a estrutura da implantação, por meio legal, da gestão e organização do curso de Pedagogia e averiguar como se dá a instituição da oferta do curso de Pedagogia na modalidade a distância. A finalidade desta pesquisa é (re)conhecer a implantação e a trajetória do curso de Pedagogia, fundamentalmente o organizado na modalidade a distância no Estado de São Paulo, de caráter público. Os instrumentos que contemplam esta pesquisa são as normativas legais a partir das publicações das políticas públicas acerca da regulamentação do curso de Pedagogia. A metodologia consiste na abordagem de análise qualitativa do tipo de análise de conteúdos e das técnicas de análise documental para analisar os documentos referentes à outorgada da implantação do curso. Em um primeiro momento, observa-se que é preciso uma sintonia na formação inicial dos cursos de Pedagogia para com a realidade do trabalho docente e a prática pedagógica no contexto educacional e a necessidade de regulamentações legais que possam firmar o subsidiamento da oferta da modalidade de educação a distância.


Palavras-chave: Educação a Distância. Curso de Pedagogia. Gestão e organização. Políticas públicas. Formação inicial de professores.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
OLIVEIRA DE REZENDE PIZA, Evelin et al. ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DE SÃO PAULO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/699>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política