APRENDIZAGEM A NÍVEL ORGANIZACIONAL E INDIVIDUAL POR MEIO DE MÉTODOS BLENDED LEARNING (ENSINO HÍBRIDO): : UM ESTUDO BILIOMÉTRICO

  • Humberto Santos Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-7005-7585
  • Maxwel Azevedo Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo

Diante da necessidade recorrente de aprendizado fomentada pela tecnologia, multiculturalidade e globalização, se faz necessário que se discutam maneiras pelas quais as pessoas e organizações aprendem, ao passo que, o aprendizado gera inovação. Nesse contexto, este estudo bibliométrico objetiva mapear o campo da pesquisa cientifica sobre blended learning, na base de dados Web of Science, no que tange a área de administração. O arcabouço teórico repousa sobre a Teoria da Aprendizagem Organizacional, Teoria da Aprendizagem Vivencial e o conceito de blended learning. Os dados também foram classificados por análise de conteúdo.  Os resultados apontam para a existência de um campo em crescimento, com produção proeminente no processo de ensino em geral, mas que ainda carece de desenvolvimento e, consequentemente, de mais estudos, especialmente quando atrelados à área de ensino em administração de empresas e aprendizagem organizacional. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

É especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa (2015) e possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Resende e mestrando em Administração, na Universidade Federal Fluminense - UFF. É pesquisador no grupo de pesquisa Organizações, Ensino e Humanidades, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na linha de pesquisa Organizações. Faz parte do corpo de estudantes do grupo de pesquisa LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada, na Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos ativos para o ensino de administração, empreendedorismo, administração pública e empregabilidade.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui Mestrado Profissional em Administração (2015) e Graduação em Administração (2012) - ambos pela pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e membro do grupo de pesquisa GPADES da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Administração.

 

Publicado
2018-05-30
Como Citar
SANTOS SOUZA, Humberto; AZEVEDO FERREIRA, Maxwel. APRENDIZAGEM A NÍVEL ORGANIZACIONAL E INDIVIDUAL POR MEIO DE MÉTODOS BLENDED LEARNING (ENSINO HÍBRIDO). CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/701>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento