O TANGRAM NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA GEOMETRIA PLANA

  • Adailza de Lourdes Pedroso Cainelli
  • Silvana Corbellini

Resumo

Este trabalho traz como proposta investigar o uso do jogo didático Tangram disponibilizado em um aplicativo nos netbooks da escola no estudo da geometria plana. Através do uso do jogo pretendeu-se tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, de forma lúdica. O Tangram é um jogo próprio para construções em geometria plana, pois proporciona a modelagem de muitas figuras planas somente usando as sete peças que o compõem. O projeto foi desenvolvido com uma turma de 3° ano do ensino fundamental (anos iniciais) de uma escola no interior do RS. Como resultados pode-se observar um significativo aumento de participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula com o auxilio deste jogo; uma melhor compreensão de geometria plana e observou-se também que o uso das tecnologias facilitaram o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de matemática, bem como fomentou relações cooperativas.


 

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DE LOURDES PEDROSO CAINELLI, Adailza; CORBELLINI, Silvana. O TANGRAM NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA GEOMETRIA PLANA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/702>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento