AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES MOTIVADORES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
Resumo
Este estudo se propõe a socializar as informações essenciais à discussão sobre o processo de alfabetização de alunos com distorção idade-série na educação básica, a fim de entender as práticas pedagógicas de leitura e escrita articuladas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação a partir de oficinas pedagógicas desenvolvidas numa turma do Programa de Aceleração de Aprendizagem, da cidade de Manaus. Dentro de uma abordagem qualitativa realizou-se uma pesquisa descritiva já que envolveu observação, análise, registro, classificação e interpretação dos fatos objetivando o relato preciso dos mesmos de acordo com as experiências vividas no decorrer da investigação. Na coleta de dados foram utilizados relatórios, caderno de atividades para registro individual, além de registros fotográficos objetivando a análise e andamento dos fatos. O trabalho foi desenvolvido ao longo de dez oficinas pedagógicas realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e treze. Durante o processo, fez-se os registros que culminou num relato preciso das atividades desenvolvidas.