INTERNET E APRENDIZAGEM: : UMA OBSERVAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO PARANÁ

  • Cristiane Hammel
  • Ricardo Yoshimtsu Miyahara
  • Elaine Maria dos Santos

Resumo

Na conjuntura da revolução da informação, também chamada de Terceira Revolução Industrial ou ainda Revolução Técnico-Científica-Informacional, este artigo tem por objetivo verificar o quanto e em que aspectos o acesso à rede mundial de informações (a internet) proporciona uma maior, ou melhor, aprendizagem dos alunos. O foco do trabalho constitui um caso particular, no qual os alunos do Ensino Médio de uma comunidade rural passam a ter acesso à internet. Foi realizado então um processo de sondagem entre discentes e docentes, a fim de averiguar, se a partir do momento em que os alunos passam a ter acesso à internet, esse acesso apresentou mudanças ou contribuições na aprendizagem desses alunos. Abordam-se os conceitos de informação, conhecimento e aprendizagem com a intenção de corroborar no entendimento de suas diferenças e inter-relações a fim de subsidiar nossa discussão. Verifica-se, entretanto que o fato de possuir acesso à internet não produziu melhoras significativas no rendimento ou nas notas dos alunos.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
HAMMEL, Cristiane; YOSHIMTSU MIYAHARA, Ricardo; MARIA DOS SANTOS, Elaine. INTERNET E APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/704>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento