INTERNET E APRENDIZAGEM
Resumo
Na conjuntura da revolução da informação, também chamada de Terceira Revolução Industrial ou ainda Revolução Técnico-Científica-Informacional, este artigo tem por objetivo verificar o quanto e em que aspectos o acesso à rede mundial de informações (a internet) proporciona uma maior, ou melhor, aprendizagem dos alunos. O foco do trabalho constitui um caso particular, no qual os alunos do Ensino Médio de uma comunidade rural passam a ter acesso à internet. Foi realizado então um processo de sondagem entre discentes e docentes, a fim de averiguar, se a partir do momento em que os alunos passam a ter acesso à internet, esse acesso apresentou mudanças ou contribuições na aprendizagem desses alunos. Abordam-se os conceitos de informação, conhecimento e aprendizagem com a intenção de corroborar no entendimento de suas diferenças e inter-relações a fim de subsidiar nossa discussão. Verifica-se, entretanto que o fato de possuir acesso à internet não produziu melhoras significativas no rendimento ou nas notas dos alunos.