REDE SOCIAL EDUCACIONAL GAMIFICADA NA EDUCAÇÃO FISCAL: :

  • Márcio Luiz Carlos de Morais UNIVERSIDADE DE LISBOA
  • Francisca Bertilia Chaves Costa UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Paulo Benício Melo de Sousa Centro Universitário Farias Brito (FB UNI)/Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ/CE)
  • July Grassiely de Oliveira Branco UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Lilia Braga Maia
  • Célida Juliana de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

O programa educacional Educação Fiscal promove a formação de um cidadão autônomo, reflexivo, crítico e consciente de seu papel dentro de uma coletividade. Diante desse propósito, deve utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação para motivar sua prática pedagógica. Objetivou-se assim, avaliar a aplicação de elementos da gamificação propostos por Werbach e Hunter, em ambiente virtual de aprendizagem intitulado Edmodo, como motivadores do processo de ensino e aprendizagem na Educação Fiscal. Dentro desse foi projetada uma rede social gamificada, com foco nos temas: iniciação tributária, importância social dos tributos, atuação fiscal no Estado brasileiro, retorno dos tributos para a sociedade, acompanhamento das contas públicas, preservação do patrimônio público e exigência da nota/cupom fiscal. A avaliação dessa prática educativa ocorreu mediante a utilização de questionários off-line após a utilização da rede social gamificada. 92,8% confirmaram que o uso dessa rede contribuiu transformando a visão que tinham dos órgãos públicos; para 85,7% dos participantes essa proporcionou mudança na forma de ser cidadão; 71,4% consideraram “viciante”, por que permitiu um maior contato com elementos da Educação Fiscal. Constatou-se diante dessa estratégia de ensino um alto índice de aprovação dos participantes que concluíram serem capazes de aprender mediante utilização de tais práticas educativas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando do Program de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade de Lisboa.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do Program de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza.

##submission.authorWithAffiliation##

docente do Centro Universitário Farias Brito (FB UNI) e servidor da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ/CE).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza 

Lilia Braga Maia

Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA)

##submission.authorWithAffiliation##

Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Publicado
2018-05-29
Como Citar
CARLOS DE MORAIS, Márcio Luiz et al. REDE SOCIAL EDUCACIONAL GAMIFICADA NA EDUCAÇÃO FISCAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/705>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica