REDE SOCIAL EDUCACIONAL GAMIFICADA NA EDUCAÇÃO FISCAL
Resumo
O programa educacional Educação Fiscal promove a formação de um cidadão autônomo, reflexivo, crítico e consciente de seu papel dentro de uma coletividade. Diante desse propósito, deve utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação para motivar sua prática pedagógica. Objetivou-se assim, avaliar a aplicação de elementos da gamificação propostos por Werbach e Hunter, em ambiente virtual de aprendizagem intitulado Edmodo, como motivadores do processo de ensino e aprendizagem na Educação Fiscal. Dentro desse foi projetada uma rede social gamificada, com foco nos temas: iniciação tributária, importância social dos tributos, atuação fiscal no Estado brasileiro, retorno dos tributos para a sociedade, acompanhamento das contas públicas, preservação do patrimônio público e exigência da nota/cupom fiscal. A avaliação dessa prática educativa ocorreu mediante a utilização de questionários off-line após a utilização da rede social gamificada. 92,8% confirmaram que o uso dessa rede contribuiu transformando a visão que tinham dos órgãos públicos; para 85,7% dos participantes essa proporcionou mudança na forma de ser cidadão; 71,4% consideraram “viciante”, por que permitiu um maior contato com elementos da Educação Fiscal. Constatou-se diante dessa estratégia de ensino um alto índice de aprovação dos participantes que concluíram serem capazes de aprender mediante utilização de tais práticas educativas.