FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho vem apresentar os primeiros passos de uma pesquisa de doutoramento em Educação Artística que tenciona desconstruir a ideia de normatividade do ensino a distância, valorizar o potencial dessa modalidade de ensino que ultrapassa o valor utilitário das tecnologias e amplia a construção de conhecimento por meio da comunicação, da interação, da autoria crítica/reflexiva. Buscaremos na arte território de reflexão do ser professor e ser aluno nessa modalidade de ensino, pensar a mediação artística pedagógica no curso de formação de professores numa universidade brasileira não estatal. A partir de um estudo de caso na vertente investigação-ação, chegar próximo da seguinte problemática: Além da função de mediação entre pessoas, espaços e tempos, poderão as novas tecnologias desenvolver a função de construção de um sujeito reflexivo e autônomo, mas simultaneamente dotado de plena consciência cultural e comunitária? À vista da coleta de dados, estimamos entrevistar alunos da graduação em Pedagogia, por meio de inquéritos que tomarão forma escrita, produção de vídeos, relatórios e roda de conversa por meio de web aulas. Pretende-se a partir desta pesquisa fomentar a crescente necessidade de uma pedagogia voltada ao desenvolvimento do ensino aprendizagem em locais e tempos distintos.