FORMAÇÃO DE PROFESSORES: : MEDIAÇÃO ARTÍSTICA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

  • Cinayana Silva Correia Universidade de Uberaba; Universidade de Lisboa, Faculdade de BelasArtes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
  • João Paulo Gomes de Araújo Queiroz Universidade de Lisboa / Faculdade de Belas-Artes da universidade de Lisboa

Resumo

O presente trabalho vem apresentar os primeiros passos de uma pesquisa de doutoramento em Educação Artística que tenciona desconstruir a ideia de normatividade do ensino a distância, valorizar o potencial dessa modalidade de ensino que ultrapassa o valor utilitário das tecnologias e amplia a construção de conhecimento por meio da comunicação, da interação, da autoria crítica/reflexiva. Buscaremos na arte território de reflexão do ser professor e ser aluno nessa modalidade de ensino, pensar a mediação artística pedagógica no curso de formação de professores numa universidade brasileira não estatal. A partir de um estudo de caso na vertente investigação-ação, chegar próximo da seguinte problemática: Além da função de mediação entre pessoas, espaços e tempos, poderão as novas tecnologias desenvolver a função de construção de um sujeito reflexivo e autônomo, mas simultaneamente dotado de plena consciência cultural e comunitária? À vista da coleta de dados, estimamos entrevistar alunos da graduação em Pedagogia, por meio de inquéritos que tomarão forma escrita, produção de vídeos, relatórios e roda de conversa por meio de web aulas. Pretende-se a partir desta pesquisa fomentar a crescente necessidade de uma pedagogia voltada ao desenvolvimento do ensino aprendizagem em locais e tempos distintos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Doutoramento em Belas-Artes, Especialidade Teoria da Imagem - Universidade de Lisboa, Portugal. Professor na Universidade de Lisboa e Faculdade de Belas-Artes. Presidente diretor (pintor) da Sociedade Nacional de Belas-Artes - Portugal. Presidente do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes - CIEBA.  Diretor editorial da Revista Matéria-Prima (http://materiaprima.fba.ul.pt/apresentacao.htm).
Publicado
2018-05-18
Como Citar
SILVA CORREIA, Cinayana; GOMES DE ARAÚJO QUEIROZ, João Paulo. FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/706>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento