1º EDUCATHON - UNB

  • Teresinha de Jesus Nogueira
  • Lívia Veleda Sousa e Melo

Resumo

Este estudo tem como foco o 1º Educathon-UnB, uma ação realizada no âmbito do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância da UnB (CEAD). O Programa A3M busca identificar e promover ações educacionais inovadoras no ensino presencial e a distância e valoriza as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC). Durante o 1 º Educathon os alunos foram desafiados a responder à questão: como você gostaria de aprender? A partir desse problema os grupos se organizaram e apresentaram suas propostas (Projetos). O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, com observação participante, segundo as concepções de Minayo (2002), e entrevista com 22 estudantes participantes do evento, destacando-se neste estudo, alguns pontos comuns a essas entrevistas. O objetivo é analisar os projetos e as entrevistas apresentados durante o evento, a partir de uma análise de conteúdo, na concepção de Bardin (2011). Ao apresentarem os problemas/necessidades, os estudantes evidenciam o que necessariamente vai interferir na qualidade do ensino e aprendizagem na universidade, que não diz respeito só à aula, ou às metodologias utilizadas, mas as inter-relações que constituem a comunidade acadêmica e que interferem diretamente na aprendizagem do aluno. Em suas propostas, ressaltam a necessidade de envolvimento e compromisso da comunidade acadêmica por uma educação inovadora, com seu foco na aprendizagem, mas também nas subjetividades que envolvem e estimulam a aprendizagem.


 

Publicado
2018-05-18
Como Citar
NOGUEIRA, Teresinha de Jesus; VELEDA SOUSA E MELO, Lívia. 1º EDUCATHON - UNB. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/711>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento