1º EDUCATHON - UNB
Resumo
Este estudo tem como foco o 1º Educathon-UnB, uma ação realizada no âmbito do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância da UnB (CEAD). O Programa A3M busca identificar e promover ações educacionais inovadoras no ensino presencial e a distância e valoriza as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC). Durante o 1 º Educathon os alunos foram desafiados a responder à questão: como você gostaria de aprender? A partir desse problema os grupos se organizaram e apresentaram suas propostas (Projetos). O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, com observação participante, segundo as concepções de Minayo (2002), e entrevista com 22 estudantes participantes do evento, destacando-se neste estudo, alguns pontos comuns a essas entrevistas. O objetivo é analisar os projetos e as entrevistas apresentados durante o evento, a partir de uma análise de conteúdo, na concepção de Bardin (2011). Ao apresentarem os problemas/necessidades, os estudantes evidenciam o que necessariamente vai interferir na qualidade do ensino e aprendizagem na universidade, que não diz respeito só à aula, ou às metodologias utilizadas, mas as inter-relações que constituem a comunidade acadêmica e que interferem diretamente na aprendizagem do aluno. Em suas propostas, ressaltam a necessidade de envolvimento e compromisso da comunidade acadêmica por uma educação inovadora, com seu foco na aprendizagem, mas também nas subjetividades que envolvem e estimulam a aprendizagem.