A AUTONOMIA E OS PROCESSOS DE MUDANÇA

  • Maria Glalcy Fequetia Dalcim

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal apresentar um estudo sobre o fenômeno da desistência, bem como sua ligação com os processos de mudança e o desenvolvimento da autonomia, através da análise das mensagens de participantes desistentes do curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, oferecido na modalidade online para profissionais da educação da rede pública estadual de São Paulo. A lente teórica que orientou este trabalho foi composta em duas partes: a primeira em relação aos processos de Reculturação, Restruturação e Reorganização Temporal propostos por Fullan (1996,1997); a segunda em relação ao desenvolvimento da autonomia e os processos de mudança a partir dos estudos de Freire (1996), Nicolaides (2003), Sprenger (2004), Benson (2006, 2007, 2011) e Collins (2008). Através de uma análise qualitativa das mensagens, foi possível verificar que conflitos nos processos de reculturação, restruturação e reorganização Temporal, bem como inconsistências no processo de desenvolvimento da autonomia, apresentaram-se como propiciadores do fenômeno da desistência. Foi possível também, através dessas ligações, mapear um conjunto de asserções e categorias de análise de processos de mudança e desenvolvimento da autonomia.

Publicado
2018-05-28
Como Citar
DALCIM, Maria Glalcy Fequetia. A AUTONOMIA E OS PROCESSOS DE MUDANÇA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/712>. Acesso em: 12 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política