A AUTONOMIA E OS PROCESSOS DE MUDANÇA
Resumo
Este artigo tem por objetivo principal apresentar um estudo sobre o fenômeno da desistência, bem como sua ligação com os processos de mudança e o desenvolvimento da autonomia, através da análise das mensagens de participantes desistentes do curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, oferecido na modalidade online para profissionais da educação da rede pública estadual de São Paulo. A lente teórica que orientou este trabalho foi composta em duas partes: a primeira em relação aos processos de Reculturação, Restruturação e Reorganização Temporal propostos por Fullan (1996,1997); a segunda em relação ao desenvolvimento da autonomia e os processos de mudança a partir dos estudos de Freire (1996), Nicolaides (2003), Sprenger (2004), Benson (2006, 2007, 2011) e Collins (2008). Através de uma análise qualitativa das mensagens, foi possível verificar que conflitos nos processos de reculturação, restruturação e reorganização Temporal, bem como inconsistências no processo de desenvolvimento da autonomia, apresentaram-se como propiciadores do fenômeno da desistência. Foi possível também, através dessas ligações, mapear um conjunto de asserções e categorias de análise de processos de mudança e desenvolvimento da autonomia.