TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR DE CRIANÇAS ESCOLARES
Resumo
Objetivou-se analisar a aplicabilidade de uma tecnologia educacional, na modalidade de jogo educativo, a partir da utilização de tecnologias digitais para a promoção da saúde cardiovascular em crianças escolares. Pesquisa metodológica ainda em andamento, apresentando como locais de execução: um laboratório de desenvolvimento de técnicas educacionais de uma instituição de ensino superior e uma escola de educação básica do município de Fortaleza/Ceará para a avaliação de sua aplicabilidade. A proposta de estudo encontra-se em seu terceiro momento de realização, a construção da tecnologia educativa voltada para a promoção da saúde cardiovascular. Para garantir uma melhor qualidade no desenvolvimento desse constructo, nesta etapa crianças na faixa etária de oito a dez anos foram convidadas a participarem de um teste piloto em relação ao jogo desenvolvido. Diante dos achados extraídos das falas das crianças envolvidas com a atividade, pôde-se constatar que o jogo apresenta potencialidades para a promoção da saúde cardiovascular. Espera-se, a partir dessa proposta, comprovar a hipótese de que tecnologias educativas podem contribuir para a promoção da saúde cardiovascular em crianças escolares, contribuindo para sanar a lacuna existente quanto às estratégias educacionais que promovem a saúde cardiovascular de crianças escolares.