TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR DE CRIANÇAS ESCOLARES

  • Francisca Bertilia Chaves Costa UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Márcio Luiz Carlos de Morais UNIVERSIDADE DE LISBOA
  • Célida Juliana de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • July Grassiely de Oliveira Branco UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Rafaela Oliveira de Sales UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Lilia Braga Maia Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Ana Maria Fontenelle Catrib UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Resumo

Objetivou-se analisar a aplicabilidade de uma tecnologia educacional, na modalidade de jogo educativo, a partir da utilização de tecnologias digitais para a promoção da saúde cardiovascular em crianças escolares. Pesquisa metodológica ainda em andamento, apresentando como locais de execução: um laboratório de desenvolvimento de técnicas educacionais de uma instituição de ensino superior e uma escola de educação básica do município de Fortaleza/Ceará para a avaliação de sua aplicabilidade. A proposta de estudo encontra-se em seu terceiro momento de realização, a construção da tecnologia educativa voltada para a promoção da saúde cardiovascular. Para garantir uma melhor qualidade no desenvolvimento desse constructo, nesta etapa crianças na faixa etária de oito a dez anos foram convidadas a participarem de um teste piloto em relação ao jogo desenvolvido. Diante dos achados extraídos das falas das crianças envolvidas com a atividade, pôde-se constatar que o jogo apresenta potencialidades para a promoção da saúde cardiovascular. Espera-se, a partir dessa proposta, comprovar a hipótese de que tecnologias educativas podem contribuir para a promoção da saúde cardiovascular em crianças escolares, contribuindo para sanar a lacuna existente quanto às estratégias educacionais que promovem a saúde cardiovascular de crianças escolares. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração Pública da Universidade de Lisboa

##submission.authorWithAffiliation##

Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA) 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza

##submission.authorWithAffiliation##

Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA)

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Programa de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza

Publicado
2018-05-18
Como Citar
BERTILIA CHAVES COSTA, Francisca et al. TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR DE CRIANÇAS ESCOLARES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/713>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica