CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

  • Maria Glalcy Fequetia Dalcim

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal trazer uma discussão sobre as concepções e princípios que subsidiam a educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, edificado no panorama educacional brasileiro através do Decreto nº 5.154 de 2004, com base na Lei de Diretrizes e bases da Educação, Lei nº 9.394 de 1996, nos artigos 36 a 41, bem como qual papel pode ser desempenhado pelas TDICs nos processos que buscam uma real integração curricular. Dentro dessa perspectiva, iniciaremos nossas discussões sobre o que temos, com base nos documentos oficiais prescritivos; o que fazemos, baseados em trabalhos que apresentam fundamentos e práticas (Frigotto, Ciavatta e Ramos (orgs.), 2012; Moraes e Küller, 2016; Araújo e Silva (orgs.), 2017) e os desafios que temos. Coadjuvante a esse caminhar, discutiremos as TDICs como possíveis ferramentas auxiliares nesse processo, tendo por ponto de vista dessa discussão, a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, mais especificamente a disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de base qualitativa, tendo como método de investigação a pesquisa exploratória, recorrendo à pesquisa bibliográfica e documental.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
DALCIM, Maria Glalcy Fequetia. CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/714>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica