USO PEDAGÓGICO DO MOODLE EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Dirce Cristiane Camilotti
  • Mercedes Correa Sampaio Goulart

Resumo

Este trabalho analisa os resultados da avaliação da implantação do “projeto Moodle na Escola” em quatro escolas públicas do interior de Mato Grosso do Sul. O projeto consiste no uso do ambiente com estudantes da educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisou a avaliação da primeira fase do projeto realizada pelos professores participantes por meio de questionário. As análises evidenciaram que o uso do ambiente Moodle propiciou maior interação e participação dos estudantes, uso frequente das interfaces pelos professores e sua apropriação tecnológica com predominância de metodologias ainda tradicionais. Nas próximas etapas serão necessárias ações formativas aliadas às metodologias ativas de aprendizagem em contextos de educação híbrida para que o projeto atinja plenamente seus objetivos.

##submission.authorBiography##

Mercedes Correa Sampaio Goulart

 

Resumo:

Este trabalho analisa os resultados da avaliação da implantação do “projeto Moodle na Escola” em quatro escolas públicas do interior de Mato Grosso do Sul. O projeto consiste no uso do ambiente com estudantes da educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisou a avaliação da primeira fase do projeto realizada pelos professores participantes por meio de questionário. As análises evidenciaram que o uso do ambiente Moodle propiciou maior interação e participação dos estudantes, uso frequente das interfaces pelos professores e sua apropriação tecnológica com predominância de metodologias ainda tradicionais. Nas próximas etapas serão necessárias ações formativas aliadas às metodologias ativas de aprendizagem em contextos de educação híbrida para que o projeto atinja plenamente seus objetivos.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
CAMILOTTI, Dirce Cristiane; SAMPAIO GOULART, Mercedes Correa. USO PEDAGÓGICO DO MOODLE EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/717>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica