REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL

  • Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho
  • Altina Abadia da Silva
  • Hugo Maciel de Carvalho

Resumo

Essa pesquisa intitulada Reflexões sobre a Atuação Docente no Ensino Superior Presencial: entre o ensino virtual e presencial, busca compreender o ensino-aprendizagem por meio do uso da TDIC. Em suma, é necessário ampliarmos as discussões sobre essa temática, já que atualmente existe um acentuado incentivo pelo âmbito social, político e econômico. Para Daniel Mill (2012, p. 21) a EaD oportuniza “[...] ricas possibilidades pedagógicas e grande potencial para a democratização do conhecimento, decorrentes de seu princípio de flexibilidade temporal, espacial e pedagógico”. Outrossim, aqui, perpassará discussões sobre a ação do professor diante de formações acadêmicas que a priori vise o ensino presencial e com limitados acessos na era tecnológica. Nesse sentido, essa pesquisa tem o intuito de refletir a priori sobre a formação docente, posteriormente perpassar o âmbito de atuação, por fim compreender a relação entre o ensino virtual e presencial no Ensino Superior. Para tanto, o levantamento bibliográfico possibilitará a reorganização das múltiplas perspectivas que ora discorrem sobre as potencialidades, ora os desafios das tecnologias em prol do conhecimento. Sobretudo enfatizará a questão da incipiente formação docente direcionada para novas práticas pedagógicas que aliem o uso efetivo da TDIC em sala de aula.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
RODRIGUES CARVALHO, Eloane Aparecida; ABADIA DA SILVA, Altina; MACIEL DE CARVALHO, Hugo. REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/718>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica