O USO DAS TDIC PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Resumo
O uso de situações-problema no ensino de Enfermagem busca aproximar os alunos de situações vivenciadas na prática por meio da aplicação de conhecimentos de diversas disciplinas para a solução dos problemas indicados. Trata-se de um relato de experiência envolvendo a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para resolução de situações-problema utilizando Teorias de Enfermagem e apontando as intervenções de enfermagem correspondentes àquela teoria. Os alunos foram inseridos na plataforma educativa e tiveram à sua disposição fórum e aulas acerca das diversas teorias de Enfermagem. Posteriormente, foram apresentadas quatro situações, nas quais os alunos deveriam identificar qual a conduta de enfermagem mais adequada e com base em que teoria a decisão clínica deveria ser tomada. Observou-se que todos os alunos foram capazes de desenvolver raciocínio clínico adequado frente aos casos, subsidiando-se nas teorias adequadas, e da indicação escorreita das intervenções cabíveis em cada caso, que poderia alicerçar-se em diversas teorias e intervenções.