O USO DAS TDIC PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: :

  • Antonia Mauryane Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Augusto Everton Dias Castro Universidad Internacional Iberoamericana
  • Andrea Pinto da Costa Universidade Federal do Piauí
  • Grazielle Roberta Freitas da Silva Universidade Federal do Piauí

Resumo

O uso de situações-problema no ensino de Enfermagem busca aproximar os alunos de situações vivenciadas na prática por meio da aplicação de conhecimentos de diversas disciplinas para a solução dos problemas indicados. Trata-se de um relato de experiência envolvendo a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para resolução de situações-problema utilizando Teorias de Enfermagem e apontando as intervenções de enfermagem correspondentes àquela teoria. Os alunos foram inseridos na plataforma educativa e tiveram à sua disposição fórum e aulas acerca das diversas teorias de Enfermagem. Posteriormente, foram apresentadas quatro situações, nas quais os alunos deveriam identificar qual a conduta de enfermagem mais adequada e com base em que teoria a decisão clínica deveria ser tomada. Observou-se que todos os alunos foram capazes de desenvolver raciocínio clínico adequado frente aos casos, subsidiando-se nas teorias adequadas, e da indicação escorreita das intervenções cabíveis em cada caso, que poderia alicerçar-se em diversas teorias e intervenções.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira. Especialista em Alta Complexidade. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeiro. Especialista em Saúde e Qualidade de Vida. Mestrando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana.

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Piauí.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
LOPES, Antonia Mauryane et al. O USO DAS TDIC PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE ENFERMAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/720>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento