UTILIZAÇÃO DAS TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Antonia Mauryane Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Sérgio Augusto Dias Castro Universidade Federal do Piauí
  • Augusto Everton Dias Castro Universidad Internacional Iberoamericana
  • Antonia Márcia Lopes Almeida Secretaria Estadual de Educação do Piauí
  • Juelina Lopes Da Silva Secretaria Estadual de Educação do Piauí

Resumo

O estudo da Matemática está presente no nosso dia a dia em basicamente tudo que é feito, porém dentro do ambiente educativo ela pode por vezes parecer não ter relação com o que realmente interessa aos estudantes. O que se observa, na realidade, é que a falta de interesse por parte do alunado decorre do uso de recursos pouco atrativos perante a crescente e imbatível evolução tecnológica. Este estudo tem como objetivo elucidar as atuais práticas de inserção de ferramentas tecnológicas (tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC) do ensino de matemática na educação básica no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura, empreendida Portal de Periódicos CAPES, utilizando-se a combinação dos descritores “Tecnologia Educacional” AND “Informática” AND “Ensino de Matemática”. Somado a isso, foram realizadas buscas no sistema de pesquisas Google e no repositório acadêmico Google Scholar. No que se refere ao aprendizado dos alunos constatou-se um maior aproveitamento com o auxílio de tecnologias da informação, trazendo uma maior multidisciplinaridade do estudo e com isso trazendo mais interesse aos alunos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciado em Matemática. Mestrando em Matemática pela Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeiro. Mestrando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana.

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciada em Educação Física. Acadêmica de Pedagogia. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí.

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciada em Letras. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Piauí.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
LOPES, Antonia Mauryane et al. UTILIZAÇÃO DAS TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/725>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica