UTILIZAÇÃO DAS TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O estudo da Matemática está presente no nosso dia a dia em basicamente tudo que é feito, porém dentro do ambiente educativo ela pode por vezes parecer não ter relação com o que realmente interessa aos estudantes. O que se observa, na realidade, é que a falta de interesse por parte do alunado decorre do uso de recursos pouco atrativos perante a crescente e imbatível evolução tecnológica. Este estudo tem como objetivo elucidar as atuais práticas de inserção de ferramentas tecnológicas (tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC) do ensino de matemática na educação básica no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura, empreendida Portal de Periódicos CAPES, utilizando-se a combinação dos descritores “Tecnologia Educacional” AND “Informática” AND “Ensino de Matemática”. Somado a isso, foram realizadas buscas no sistema de pesquisas Google e no repositório acadêmico Google Scholar. No que se refere ao aprendizado dos alunos constatou-se um maior aproveitamento com o auxílio de tecnologias da informação, trazendo uma maior multidisciplinaridade do estudo e com isso trazendo mais interesse aos alunos.