TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar análises descritivas a partir da observação imersiva em três cursos de formação continuada, na área de Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC), para professores que atuam na educação básica. Esses cursos foram ofertados pela Secretaria Municipal de Educação de Poços de Calas, Mina Gerais, espaço de onde as autoras puderam acompanhar as formações e construir suas impressões. À luz de autores como Kenski (2007), Levy (1993), Faria &Toschi (2013), entre outros, este trabalho discute a presença das TDICs na sociedade, suas implicações no trabalho docente e os dilemas e possibilidades observados a partir desses encontros formativos. Os resultados do estudo apontam que ainda existe uma relação frágil entre o uso de TDIC nas práticas dos professores, estes têm dificuldades de integrá-las nas aulas. Outro aspectos que se destacou foi a permanência na formação quando esta utilizou-se de metodologia semipresencial, tendo parte do curso ministrado via AVA. Nestes casos o índice de evasão foi considerável. Em contrapartida, para aqueles que permaneceram houve o envolvimento com as novas possibilidades metodologias, reajustando conteúdos e práticas pedagógicas.