O WHATSAPP COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA
Resumo
O presente trabalho propõe refletir sobre as possíveis contribuições do celular a partir do uso do aplicativo Whatsapp como uma ferramenta pedagógica de comunicação entre alunos e professores nas aulas de Língua Portuguesa. Para verificar as possibilidades do uso dessa proposta foi organizado um Grupo de Estudo com estudantes do 7ª ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal, situada no município de Tabira, Pernambucano. Tratou- se de um estudo exploratório para observar a eficiência do uso do WhatsApp como uma possibilidade para a aprendizagem colaborativa, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais. A prática está baseada na concepção sociocultural do desenvolvimento humano e concebe a aprendizagem como processual e socialmente mediada. A fundamentação teórica está baseada nos postulados de Bakhtin (2003) sobre gêneros textuais e segue as etapas: 1) Condições de Produção; 2) Layout; 3) Movimentos textuais; 4) Aspectos Linguísticos e procura contemplar aspectos como o público-alvo do gênero, seu propósito comunicativo, onde e por quem são produzidos, a linguagem utilizada. O trabalho fundamenta-se nos estudos de Gomes (2016), Moran (2013) e Ribeiro (2016) que discutem acerca da integração das tecnologias à sala de aula. Os resultados obtidos a partir de análises dos vídeos e textos elaborados pelos estudantes indicam enriquecimento da capacidade argumentativa dos alunos de uma maneira eficiente e prazerosa, estimulando a produção textual.
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem Colaborativa, Whatsapp.