FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
A oferta de até 20% da carga horária total a distância em cursos superiores presenciais regulamentada na Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 e ampliada para o ensino médio e educação profissional técnica de nível médio no Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, promoveu flexibilizações quanto às possibilidades de espaço e tempo de formação dos estudantes. Dadas as condições materiais e objetivas do contexto atual, torna-se uma ação necessária que demanda planejamento para sua implementação, bem como formação técnica e pedagógica para os profissionais que atuarão na docência online, evitando a reprodução de velhas práticas pedagógicas com o uso das tecnologias. O presente artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a avaliação online a partir da oferta de um curso de formação de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em disciplinas presenciais e a distância. As práticas avaliativas propostas no curso permitem refletir sobre as contribuições da avaliação formativa para o processo de construção da aprendizagem em função de sua abordagem qualitativa, pautada na interação e na relação dialógica, bem como repensar as práticas docentes de avaliação na educação a distância.