A INSERÇÃO DA MODALIDADE À DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS:

  • Natercia de Andrade Lopes Neta
  • Joceline Costa de Almeida UNCISAL

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) conectam as formas clássicas de ensino ao mundo dos alunos em que a inovação tecnológica se faz presente cotidianamente. Com a possibilidade de inserção do ensino híbrido, as instituições educacionais precisam adaptar o ensino formal com o digital e neste processo surge a necessidade de desenvolver novas competências nos professores para conciliar esta atual demanda. Este artigo tem como objetivo apresentar como uma Instituição de Ensino Superior (IES) está se organizando para implantar a modalidade a distância nos cursos presenciais conforme recomenda a Portaria MEC Nº 1134/2016. Através das capacitações ofertadas pela IES e a experiência profissional em cursos que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação, percebemos que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle revela-se como um gênero digital que pode facilitar a interação, favorecer a aprendizagem colaborativa, diminuir a distância transacional, e favorecer a avaliação formativa para os alunos dos cursos presenciais. Contudo, um desafio que se apresenta e que abordaremos é a sensibilização de toda comunidade acadêmica para aderir às formações.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
DE ANDRADE LOPES NETA, Natercia; COSTA DE ALMEIDA, Joceline. A INSERÇÃO DA MODALIDADE À DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS:. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/735>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política