EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO ATRAVÉS DAS TDIC NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

  • Rosangela Marcia Magalhaes

Resumo

As relações entre letramentos, tecnologias e educação vêm sendo tratadas e discutidas por vários pesquisadores, gerando inúmeros trabalhos e publicações. Muitos alunos ao ingressarem nos cursos superiores, apresentam dificuldades em ler e produzir textos acadêmicos, por isso esse problema é muito discutido no contexto das universidades. Essa preocupação é realmente necessária por parte dos pesquisadores, porque o grande desafio da educação brasileira é superar o baixo desempenho dos alunos na leitura e escrita. Este texto tem como objetivo geral relatar a experiência vivenciada, como professora do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, ministrando a disciplina de “Prática de Leitura e Produção de Textos” no curso presencial de Engenharia de Minas/UFOP, através da plataforma Moodle. A disciplina em questão enfatiza alguns gêneros acadêmicos, tanto do ponto de vista das estratégias de leitura e compreensão, quanto do ponto de vista da produção oral e escrita. Sabemos que estamos caminhando no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para ministrar disciplinas de linguagens para alunos das áreas exatas. Acreditamos que as TDIC possam trazer benefícios para a educação, principalmente em relação ao trabalho com os gêneros acadêmicos.


 

Publicado
2018-05-21
Como Citar
MARCIA MAGALHAES, Rosangela. EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO ATRAVÉS DAS TDIC NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/736>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento