ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta - Portugal

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma invetsigação do Programa de Pós-Doutorado vinculado à Universidade Aberta - Portugal, Departamento de Educação e Educação a Distância. Refere-se a um estudo que consistiu em verificar o perfil do uso de espaços virtuais de estudantes de Pedagogia, bem como identificar suas percepções sobre a aplicação das redes sociais em processos pedagógicos. Os resultados mostraram que dos cinco grupos que participaram da amostra, três apresentaram, de forma significativa, a predominância dos estilos A e B, isto é, um destaque para o uso participativo no espaço virtual, incluindo a realização de diversas buscas e pesquisas. Enquanto dois outros grupos sinalizaram, além dos estilos A e B, também o estilo D, em que prevalece a preferência por ações e produções concretas no espaço virtual. Além disso, também foi apontado que as redes sociais já estão presentes no contexto de futuros educadores, especialmente o Facebook e o WhatsApp. Concluiu-se que a identificação prévia dos estilos de uso do espaço virtual no âmbito dos cursos direcionados à formação de professores, especialmente em Pedagogia, torna-se de extrema relevância, considerando a necessidade de criar estratégias diferenciadas que incentivem e propiciem o letramento digital desses educadores.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
APARECIDA DE LIMA TERÇARIOL, Adriana; MELARÉ VIEIRA BARROS, Daniela. ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/737>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica