ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo
Este estudo apresenta resultados de uma invetsigação do Programa de Pós-Doutorado vinculado à Universidade Aberta - Portugal, Departamento de Educação e Educação a Distância. Refere-se a um estudo que consistiu em verificar o perfil do uso de espaços virtuais de estudantes de Pedagogia, bem como identificar suas percepções sobre a aplicação das redes sociais em processos pedagógicos. Os resultados mostraram que dos cinco grupos que participaram da amostra, três apresentaram, de forma significativa, a predominância dos estilos A e B, isto é, um destaque para o uso participativo no espaço virtual, incluindo a realização de diversas buscas e pesquisas. Enquanto dois outros grupos sinalizaram, além dos estilos A e B, também o estilo D, em que prevalece a preferência por ações e produções concretas no espaço virtual. Além disso, também foi apontado que as redes sociais já estão presentes no contexto de futuros educadores, especialmente o Facebook e o WhatsApp. Concluiu-se que a identificação prévia dos estilos de uso do espaço virtual no âmbito dos cursos direcionados à formação de professores, especialmente em Pedagogia, torna-se de extrema relevância, considerando a necessidade de criar estratégias diferenciadas que incentivem e propiciem o letramento digital desses educadores.