A CONCEPÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS) NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Este estudo é resultado de um relato de experiência vivenciado por pós-graduandos participantes da disciplina “Educação a Distância na Era Digital: Fundamentos, Tecnologias e Praticas Online”, ofertada no programa de Mestrado, vinculado a uma Universidade na capital de São Paulo, no segundo semestre de 2017. Nesse contexto, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de vivenciar e investigar a respeito de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A experiência consistiu no desenvolvido de um minicurso com essa temática voltado a educadores, do o ensino básico ao ensino superior, e futuros professores. O projeto foi dividido em duas fases: a primeira consistiu no desenvolvimento do plano de ensino, ementa e conteúdos programáticos, a partir do uso colaborativo do Google Docs; a segunda consistiu na estruturação desse minicurso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma escolhida para o desenvolvimento deste curso foi o Canvas. Como principais resultados essa vivência oportunizou a ampliação das possibilidades de utilização das metodologias ativas em especial da ABP, juntamente com as TDIC e os ambientes virtuais de aprendizagem, pois quando utilizados segundo uma abordagem construcionista, favorecem o desencadeamento do processo de ensino e aprendizagem mais envolvente, motivador e significativo. Além disso, favoreceram aos educadores/pesquisadores envolvidos nessa experiência a oportunidade da concepção de um minicurso que tem com objetivo pensar na formação continuada dos professores no tocante de prover técnicas e discussões sobre o uso efetivo de Metodologias Ativas em um curso totalmente EaD. Sendo assim, essa vivência articulou os conteúdos abordados na disciplina ao mesmo tempo que oportunizou o desenvolvimento de práticas pedagógicas efetivas em ambientes digitais.