O PROGRAMA BRASIL/UAB – MOÇAMBIQUE: POLÍTICA PÚBLICA E/OU PROGRAMA DE COOPERAÇÃO EDUCACIONAL

  • Jane Aparecida Gonçalves De Souza
  • Stella Cecilia Duarte Segenreich UFRJ

Resumo

Este documento tem por objetivo apresentar o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de instituição e implantação do Programa de apoio à expansão da educação superior a distância na república de Moçambique, como uma política pública de cooperação técnica bilateral entre governos e internacionalização pioneira da Universidade Aberta do Brasil. Dois eixos teóricos – educação a distância via UAB e internacionalização da educação superior - serviram de base para a análise de como a educação a distância tem sido tomada como estratégia de expansão e internacionalização do ensino superior via acordos de cooperação horizontal sul-sul com Moçambique.  Três estratégias foram utilizadas para explorar a situação de estudo, usando uma abordagem qualitativa: a pesquisa bibliográfica, o levantamento/análise de documentos e a entrevista. Este texto se centra nas políticas públicas brasileiras e nos principais atores institucionais que se envolveram no planejamento e execução do referido Programa, que funcionou de 2010 a 2015. Os resultados apontaram para as possibilidades de um programa de qualidade e as dificuldades encontradas no seu início em função do escasso tempo concedido ao seu planejamento e ao atraso do pagamento de seus participantes; tendo em vista tratar-se de uma experiência internacional que merece ser mais investigada.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
APARECIDA GONÇALVES DE SOUZA, Jane; CECILIA DUARTE SEGENREICH, Stella. O PROGRAMA BRASIL/UAB – MOÇAMBIQUE: POLÍTICA PÚBLICA E/OU PROGRAMA DE COOPERAÇÃO EDUCACIONAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/74>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política