ESPAÇOS PÚBLICOS PARA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: A INFRAESTRUTURA FÍSICA DO POLO LUCENA PARA EAD SOB O OLHAR DE SEUS ESTUDANTES: :

  • Carlos De Santana
  • José Elber Marques Barbosa

Resumo

Este Trabalho traz à tona uma discussão acerca da infraestrutura física para as atividades de Ensino à Distância (EaD) oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no Polo Lucena, município do estado da Paraíba, próximo à capital João Pessoa. O Polo serve para realização dos encontros presenciais, como realização de provas, palestras, seminários etc. O Ensino à Distância, segundo o Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, é definido como a modalidade educacional na qual estudantes e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Os cerca de 220 estudantes dessa modalidade, que fazem uso do local, foram convidados a responder um questionário com 10 perguntas que buscou realizar um diagnóstico sucinto do espaço público oferecido, expressando seus anseios a partir de assertivas. Ao final, após coletados os dados, foi possível confrontar os posicionamentos de autores clássicos e atuais com a experiência dos próprios alunos, inseridos como consumidores de conteúdo educacional público. O resultado possibilitou demonstrar a percepção de valor do serviço público oferecido e identificar gargalos de infraestrutura possíveis de serem solucionados.

Publicado
2018-05-25
Como Citar
DE SANTANA, Carlos; MARQUES BARBOSA, José Elber. ESPAÇOS PÚBLICOS PARA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: A INFRAESTRUTURA FÍSICA DO POLO LUCENA PARA EAD SOB O OLHAR DE SEUS ESTUDANTES. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/740>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento