A GAMIFICAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
A formação continuada de professores tornou-se alvo de muitas pesquisas e grande relevância no universo acadêmico devido ao novo papel que o professor apresenta, com o uso cada vez mais intenso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O estudante assume papel de protagonista da sua formação e cabe ao professor mediar esse conhecimento. Nesse sentido, este estudo constitui-se como um relato de experiência vivenciada por alunos do curso de pós-graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove/SP), contexto no qual tiveram a oportunidade de vivenciar uma metodologia ativa ao longo do semestre - a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Desenvolveu-se um minicurso sobre gamificação, considerada uma das metodologias ativas, voltado a educadores, do ensino básico ao ensino superior, e futuros professores, estudantes de licenciaturas. Esse projeto foi desenvolvido em duas partes: a primeira parte consistiu no desenvolvimento do plano de ensino, ementa e conteúdos programáticos, via Google Docs; a segunda parte consistiu na estruturação desse minicurso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no caso a plataforma escolhida foi o Canvas, que permite o desenvolvimento e edição dos conteúdos por autores distintos, em tempo real. Sendo assim, os pós-graduandos articularam a teoria à prática, uma vez que experimentaram uma metodologia ativa, a ABP, ao mesmo tempo em que conheceram uma outra, no caso, a gamificação. A proposta da disciplina propiciou então que os pós-graduandos desenvolvessem um projeto de minicurso, apreendendo os conteúdos da cultura digital e do e-learning, de forma ativa, construindo conhecimentos e adquirindo competências necessárias para atuarem com as TDIC, de forma efetiva, enquanto formadores de professores.