A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA ÁREA DE LETRAS

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes
  • Antonio Lemes Guerra Junior
  • Ednéia de Cássia Santos Pinho
  • Juliana Fogaça Sanches Simm
  • Maria Gorett Freire Vitiello

Resumo

Este trabalho pauta-se no objetivo de apresentar uma experiência, ainda em curso, de desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica (IC) na Educação a distância (EaD), com alunos do Curso de Letras. Como foco na investigação de como acontece a formação para o uso pedagógico das tecnologias, os alunos envolvidos, sob a orientação de professores supervisores, são apresentados à prática da pesquisa científica, participando de atividades de caráter teórico (leituras, discussões) e prático (planejamento de pesquisas, elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados, análise de resultados, etc.). Amparando-se em pressupostos teóricos ligados à IC (cf. Massi e Queiroz, 2015) e às relações entre ensino e tecnologia no contexto da EaD (cf. Kenski, 2012; Lévy, 2010), os resultados do projeto apontam para a proficuidade da IC mediada pelas tecnologias da informação e comunicação, uma vez que distâncias são reduzidas, e pesquisadores (professores e alunos), situados em diferentes regiões, mas de forma próxima, por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem, mobilizam-se em torno de um objetivo comum: produzir conhecimento científico na universidade.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
SHEUER NANTES, Eliza Adriana et al. A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA ÁREA DE LETRAS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/747>. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica