EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA TUTORIA NA MEDIAÇAO ONLINE

  • Naíola Paiva de Miranda

Resumo

 A educação a distância realiza a tutoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação no ambiente virtual de aprendizagem. O estudo objetiva    analisar a dimensão tecnológica da tutoria. A pesquisa com abordagem quantitativa e exploratória, realizada no Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará, procedeu o posicionamento dos tutores nos itens: Curso de formação em EaD; Domínio das tecnologias da informação e comunicação; Domínio das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem e Domínio do conteúdo da disciplina mediada. Os resultados elencados nesta pesquisa refletiram que a formação em EaD precisa ser incentivada. Que o domínio das tecnologias da informação e comunicação, é necessária a formação continuada para motivar o tutor a se engajar nessa nova forma de ensinar e aprender. Que o domínio das ferramentas é imprescindível aos tutores a distância. Concebe-se que o domínio do conteúdo é condição sine qua nom para que a mediação online possa atingir resultados satisfatórios na aprendizagem do aluno. Percebeu-se a necessidade de formação, da criação de grupos de estudos para ter o aprofundamento sobre a tutoria, mediação online e dimensão tecnológica pois são categorias interligadas, para aperfeiçoar a teoria na prática no exercício da tutoria na educação a distância. 

Publicado
2018-05-30
Como Citar
PAIVA DE MIRANDA, Naíola. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA TUTORIA NA MEDIAÇAO ONLINE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/748>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica