DISCUTINDO A SEXUALIDADE EM SALA DE AULA: : CONTRIBUIÇÕES DE UMA VIVÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA REFLEXIVA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PAUTADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

  • Rosangela Figueredo
  • Carla Tavares Instituto Federal de Pernambuco
  • Adamares Marques da Silva

Resumo

A sexualidade é um aspecto natural do ser humano, muitas vezes sendo despertada precocemente nos juvenis devido a alguns estímulos que os mesmos recebem. Frequentemente os jovens estão sendo bombardeados por estímulos externos através de propagandas, músicas, danças, roupas que visam chamar a atenção para a sexualidade; e tudo isto mexe com os adolescentes, provavelmente interferindo nos seus desejos e os levando ao florescimento precoce de teor sexual. A presente pesquisa apresenta atividades investigativas sobre a sexualidade humana. Realizada com alunos do 8º ano do ensino Fundamental do Colégio Municipal João Vieira Bezerra, localizada na Zona da Mata Norte – PE. As atividades foram desenvolvidas em três etapas: para a primeira, foi proposta uma dinâmica seguida de alguns questionamentos relacionados à temática da pesquisa; a segunda e a terceira etapa, respectivamente, assistiram a alguns vídeos e leituras complementares para uma maior compreensão e apropriação da temática. Essa proposta de promover o ensino por investigação teve o apoio pedagógico do curso de Especialização do Ensino de Ciências do Instituto Federal de Pernambuco-PE, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as orientações dos tutores, na execução das diversas etapas investigativas.

##submission.authorBiography##

Adamares Marques da Silva

Resumo:

A sexualidade é um aspecto natural do ser humano, muitas vezes sendo despertada precocemente nos juvenis devido a alguns estímulos que os mesmos recebem. Frequentemente os jovens estão sendo bombardeados por estímulos externos através de propagandas, músicas, danças, roupas que visam chamar a atenção para a sexualidade; e tudo isto mexe com os adolescentes, provavelmente interferindo nos seus desejos e os levando ao florescimento precoce de teor sexual. A presente pesquisa apresenta atividades investigativas sobre a sexualidade humana. Realizada com alunos do 8º ano do ensino Fundamental do Colégio Municipal João Vieira Bezerra, localizada na Zona da Mata Norte – PE. As atividades foram desenvolvidas em três etapas: para a primeira, foi proposta uma dinâmica seguida de alguns questionamentos relacionados à temática da pesquisa; a segunda e a terceira etapa, respectivamente, assistiram a alguns vídeos e leituras complementares para uma maior compreensão e apropriação da temática.  Essa proposta de promover o ensino por investigação teve o apoio pedagógico do curso de Especialização do Ensino de Ciências do Instituto Federal de Pernambuco-PE, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as orientações dos tutores, na execução das diversas etapas investigativas.

Publicado
2018-06-08
Como Citar
FIGUEREDO, Rosangela; TAVARES, Carla; DA SILVA, Adamares Marques. DISCUTINDO A SEXUALIDADE EM SALA DE AULA. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/749>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento