INTERAÇÕES NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

  • Heitor Antônio Gonçalves 32 999715600
  • Lucas Domingues Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI-UFSJ

Resumo

Este artigo relata uma das etapas de uma pesquisa mais ampla que investiga o potencial pedagógico de sites da internet. Nesta etapa os objetivos da pesquisa tiveram duas fases: a) aperfeiçoar o referencial criado em etapa anterior (Referencial de Análise de Sites da Internet – RASI), quando se chegou a uma versão atualizada; b) testar a ultima versão em um grupo composto por professores da escola básica e licenciandos. O RASI permite que o usuário avalie, dentre outros, a Usabilidade, Interface e Aspectos Pedagógicos de sites. Na etapa, descrita neste texto, o foco foram sites relacionados com o ensino de matemática.  O referencial é constituído de 97 questões divididas em 3 blocos: i) identificação do respondente (formação e acesso às redes informatizadas-21 questões); ii) análise do site (70 questões); iii) 6 questões de avaliação do RASI como instrumento de de análise de sites. Nesta última parte, entre outros resultados, constatou-se que 73% compreenderam todas as questões abordadas no RASI e que o tempo médio para responde-lo foi de 73 minutos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

ACADÊMICO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFSJ

Publicado
2018-05-17
Como Citar
ANTÔNIO GONÇALVES, Heitor; DOMINGUES GONÇALVES, Lucas. INTERAÇÕES NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/750>. Acesso em: 09 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica