INTERAÇÕES NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
Resumo
Este artigo relata uma das etapas de uma pesquisa mais ampla que investiga o potencial pedagógico de sites da internet. Nesta etapa os objetivos da pesquisa tiveram duas fases: a) aperfeiçoar o referencial criado em etapa anterior (Referencial de Análise de Sites da Internet – RASI), quando se chegou a uma versão atualizada; b) testar a ultima versão em um grupo composto por professores da escola básica e licenciandos. O RASI permite que o usuário avalie, dentre outros, a Usabilidade, Interface e Aspectos Pedagógicos de sites. Na etapa, descrita neste texto, o foco foram sites relacionados com o ensino de matemática. O referencial é constituído de 97 questões divididas em 3 blocos: i) identificação do respondente (formação e acesso às redes informatizadas-21 questões); ii) análise do site (70 questões); iii) 6 questões de avaliação do RASI como instrumento de de análise de sites. Nesta última parte, entre outros resultados, constatou-se que 73% compreenderam todas as questões abordadas no RASI e que o tempo médio para responde-lo foi de 73 minutos.