OS BLOGS NA FORMAÇÃO DE LEITORAS: : O PAPEL DA MULHER NAS NARRATIVAS FICCIONAIS EXPERIMENTAIS CONTEMPORÂNEAS

  • Camila Mossi de Quadros

Resumo

Os chamados “nativos digitais” passam por um processo de letramento deveras divergente das gerações anteriores, pois, na contemporaneidade a formação de leitores se dá de forma multimodal e multimídia devido à popularização das TDICs. Os blogs, mídias acessíveis e democráticas são parte importante no processo de letramento. De autoria majoritariamente feminina, os blogs tornam-se ferramentas de empoderamento, de formação de identidades e manutenção e/ou redefinição dos papéis de gêneros das adolescentes leitoras / escritoras. Diante disso, o presente resumo expandido apresenta parcialmente a pesquisa de doutorado que toma como corpus produções ficcionais experimentais de blogs direcionados às leitoras de 12 a 16 anos e tem, como objetivo geral, identificar a representação e a influência dos papéis de gênero atribuídos ao feminino na ficção experimental contemporânea produzida nesses blogs. Para atingir tal objetivo, o estudo demanda pesquisa social de campo composta por questionários, aplicados por amostragem. Como embasamento teórico, tomam-se os estudos da Estética da Recepção, (JAUSS, 1994); da Teoria Literária, (CANDIDO, 1995, 2011); dos estudos culturais (CANCLINI, 1997, 2008; CHARTIER, 1998, 2007); da cibercultura (LÉVY, 1999, 2007); dos estudos sobre Identidade (HALL, 2001); sobre as representações do feminino e os papéis de gênero (BEAUVOIR, 1967), dentre outros. A pesquisa ainda está em fase de estudo do estado da arte, portanto, os resultados são parciais.

Publicado
2018-05-28
Como Citar
MOSSI DE QUADROS, Camila. OS BLOGS NA FORMAÇÃO DE LEITORAS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/751>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento