LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa que objetiva verificar os recursos utilizados para a promoção do letramento digital em Livros Didáticos de Língua Portuguesa, avaliados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2016. Nosso corpus é formado pelo volume do 9º Ano, da coleção didática “Português: Linguagens”, a mais adotada pelos professores do Ensino Fundamental II. Para cumprir nosso objetivo, procedemos a uma análise documental, de base qualitativa, utilizando as contribuições teóricas sobre letramento digital de Coscarelli (2011; 2017), Rojo (2013), Dudeney; Hockly; Pegrum (2016) e Zacharias (2016). Os resultados parciais apontam que, embora haja um destaque para o letramento impresso, os letramentos digitais são desenvolvidos por meio de atividades que focalizam ora a leitura ora a produção textual, na tentativa de aproximar os alunos de formas de comunicação comuns a eles, mesmo em um cenário no qual prevalecem letramentos menos complexos conceitual e tecnologicamente.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender?. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 08 de jan de 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2015.

COSCARELLI, Carla Viana. A leitura em múltiplas fontes: um processo investigativo. Ensino e Tecnologia em Revista., Londrina, v. 1, n. 1, p. 67-79, jan./jun. 2017.

______. Alfabetização e letramento digital. In: Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org). Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

PALFREY, J. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Multiletramentos na escola. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SELBER, S. A. Multiliteracies for a Digital Age. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2004.

ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: Tecnologias para aprender. COSCARELLI, Carla Viana (Org). São Paulo: Parábola editorial, p. 15-26, 2016.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
BRUNETTI CANI, Josiane; SOARES, Gilvan Mateus. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/753>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica