LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: :

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa que objetiva verificar os recursos utilizados para a promoção do letramento digital em Livros Didáticos de Língua Portuguesa, avaliados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2016. Nosso corpus é formado pelo volume do 9º Ano, da coleção didática “Português: Linguagens”, a mais adotada pelos professores do Ensino Fundamental II. Para cumprir nosso objetivo, procedemos a uma análise documental, de base qualitativa, utilizando as contribuições teóricas sobre letramento digital de Coscarelli (2011; 2017), Rojo (2013), Dudeney; Hockly; Pegrum (2016) e Zacharias (2016). Os resultados parciais apontam que, embora haja um destaque para o letramento impresso, os letramentos digitais são desenvolvidos por meio de atividades que focalizam ora a leitura ora a produção textual, na tentativa de aproximar os alunos de formas de comunicação comuns a eles, mesmo em um cenário no qual prevalecem letramentos menos complexos conceitual e tecnologicamente.

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Publicado
2018-05-17
Como Citar
BRUNETTI CANI, Josiane; SOARES, Gilvan Mateus. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/753>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica