LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
Este estudo é parte de uma pesquisa que objetiva verificar os recursos utilizados para a promoção do letramento digital em Livros Didáticos de Língua Portuguesa, avaliados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2016. Nosso corpus é formado pelo volume do 9º Ano, da coleção didática “Português: Linguagens”, a mais adotada pelos professores do Ensino Fundamental II. Para cumprir nosso objetivo, procedemos a uma análise documental, de base qualitativa, utilizando as contribuições teóricas sobre letramento digital de Coscarelli (2011; 2017), Rojo (2013), Dudeney; Hockly; Pegrum (2016) e Zacharias (2016). Os resultados parciais apontam que, embora haja um destaque para o letramento impresso, os letramentos digitais são desenvolvidos por meio de atividades que focalizam ora a leitura ora a produção textual, na tentativa de aproximar os alunos de formas de comunicação comuns a eles, mesmo em um cenário no qual prevalecem letramentos menos complexos conceitual e tecnologicamente.