20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

  • Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra
  • Maria das Graças Neri Ferreira
  • Marylucia Cavalcante Silva
  • Cristiane Costa Peixoto
  • Kelly Regina Dias da Silva
  • Lidiane Saraiva Ferreira Lima

Resumo

Resumo:


O presente trabalho se constitui de um relato histórico de experiência de 20 anos de EaD na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, em cursos mediados por tecnologias. Nesse viés, o texto relata a presença e contribuições do Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet, na formação de professores, possibilitando acesso a cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes, além da utilização das ferramentas tecnológicas gratuitas, numa óptica de ensinar e aprender por meio da inclusão digital. É uma pesquisa qualitativa, com suporte na pesquisa bibliográfica, na qual as pesquisadoras buscaram fundamentar o trabalho nas obras dos autores Belloni (1999); Filatro (2008); Mattar (2014); Moran (2003; 2009); A relevância do trabalho está em contribuir com a educação na sociedade maranhense sinalizando aos professores recursos inovadores para sua prática pedagógica em diferentes modalidades de ensino e em diferentes áreas de atuação. O artigo conta com uma introdução, seguido de duas seções que explicita as experiências UEMA por meio do UEMAnet, seguido das considerações finais e referências.

Publicado
2018-06-11
Como Citar
RIBEIRO DE SOUZA SERRA, Ilka Marcia et al. 20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/757>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica