TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA NAS IFES MINEIRAS
Resumo
A Educação a Distância (EaD), ao ganhar status de modalidade de ensino e com o advento da internet, passou por muitas mudanças e tem contribuído, significativamente, para a expansão do número de cursos de formação de professores via UAB. Por isso, a EaD tem sido foco de pesquisas, inclusive quanto ao uso das tecnologias digitais (TD) como mediadoras dos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel das TD nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância das oito Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais vinculadas à UAB. A produção e análise dos dados seguiram preceitos da Pesquisa Qualitativa e a discussão dos resultados foi guiada pela teoria das Tecnologias da Inteligência (LÉVY, 2016) e pela noção de seres-humanos-com-mídia (BORBA, 1999). Os participantes da pesquisa foram os coordenadores dos cursos que responderam um questionário, contribuindo para a identificação das TD disponibilizadas pelos cursos. Também foram pesquisadas as possibilidades oferecidas e os limites impostos aos cursos em termos de uso das tecnologias. O estudo visa verificar também, nos diferentes discursos, se há uma previsão de formação técnica e crítica dos licenciandos com relação à implementação de TD na educação.