INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO EM EAD:

  • Luciana Dalla Nora Santos
  • Tanier Botelho dos Santos Universidade Católica de Pelotas

Resumo

Estamos vivendo um processo de mudança paradigmática, o qual nos tenciona a uma discussão orientada rumo às necessidades e trajetória do contexto da inovação na Educação a Distância (EaD) brasileira. O alcance de resultados satisfatórios na educação a distância demanda o uso eficiente de diversos recursos materiais e intangíveis aliados a uma equipe capacitada para atuar nessa modalidade de ensino Este artigo procura refletir sobre as novas demandas que se propõe para a formação em EaD e os possíveis elementos necessários a esta formação. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a maneira inovadora como um Curso de Formação Continuada em EaD foi concebido e organizado pela equipe multidisciplinar da DEAD do IFFar e  relatar um breve estudo realizado a partir de um levantamento exploratório feito por meio de questionário junto aos participantes do Curso. Curso este considerado ousado e inovador na medida em que seus preceitos estavam baseados na participação e colaboração autorais dos participantes. Trabalhamos com elementos que entendemos sejam os mais relevantes e estiveram presentes durante um curso de formação ministrado pela DEAD do IFFar no ano de 2016: como espaço para o fomento da utilização de novas metodologias de ensino e foi objeto de uma análise que propiciou sugestões de inovações possíveis nos processos de formação. O método utilizado foi o de ação-reflexão sobre as atividades realizadas no contexto de um curso de formação em EaD, o qual foi feito a partir de um processo de avaliação contínuo e sistemático com reuniões de planejamento e avaliação com a equipe de trabalho, composta por vinte pessoas com formação em diferentes áreas e também os participantes do curso. Sobre essa prática desenvolveu-se uma reflexão crítica que permitiu adaptações. O que apresentamos neste artigo são as conclusões a que chegamos a partir desta prática formativa e suas possíveis reflexões.


 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Licenciatura Dupla: Inglês/Português e respectivas Literaturas (1998) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Mestre em Leitura e Cognição pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2015) e Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2016). Atuou por 34 meses como professora supervisora no Subprojeto Letras: Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Atualmente, é professora do Colégio Estadual de Ensino Fundamental João Belém (Santa Maria), onde ministra aulas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Faz parte da equipe apoio administrativo/financeiro desde agosto de 2017 na Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
SANTOS, Luciana Dalla Nora; BOTELHO DOS SANTOS, Tanier. INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO EM EAD:. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/759>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica