INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO EM EAD:
Resumo
Estamos vivendo um processo de mudança paradigmática, o qual nos tenciona a uma discussão orientada rumo às necessidades e trajetória do contexto da inovação na Educação a Distância (EaD) brasileira. O alcance de resultados satisfatórios na educação a distância demanda o uso eficiente de diversos recursos materiais e intangíveis aliados a uma equipe capacitada para atuar nessa modalidade de ensino Este artigo procura refletir sobre as novas demandas que se propõe para a formação em EaD e os possíveis elementos necessários a esta formação. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a maneira inovadora como um Curso de Formação Continuada em EaD foi concebido e organizado pela equipe multidisciplinar da DEAD do IFFar e relatar um breve estudo realizado a partir de um levantamento exploratório feito por meio de questionário junto aos participantes do Curso. Curso este considerado ousado e inovador na medida em que seus preceitos estavam baseados na participação e colaboração autorais dos participantes. Trabalhamos com elementos que entendemos sejam os mais relevantes e estiveram presentes durante um curso de formação ministrado pela DEAD do IFFar no ano de 2016: como espaço para o fomento da utilização de novas metodologias de ensino e foi objeto de uma análise que propiciou sugestões de inovações possíveis nos processos de formação. O método utilizado foi o de ação-reflexão sobre as atividades realizadas no contexto de um curso de formação em EaD, o qual foi feito a partir de um processo de avaliação contínuo e sistemático com reuniões de planejamento e avaliação com a equipe de trabalho, composta por vinte pessoas com formação em diferentes áreas e também os participantes do curso. Sobre essa prática desenvolveu-se uma reflexão crítica que permitiu adaptações. O que apresentamos neste artigo são as conclusões a que chegamos a partir desta prática formativa e suas possíveis reflexões.