GAMIFICAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA IDOSOS

  • Cecilia Machado Henriques
  • Vania Ribas Ulbricht

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender como a gamificação e a personalização estão sendo utilizadas na elaboração de objetos de aprendizagem acessíveis para o público idoso. Para tanto, foi realizada uma resisão sistemática e integrativa da literatura sobre a temática nas bases de dados Web of Science e Scopus. Foram incluídos artigos originais sobre gamificação, mobile learning, personalização e acessibilidade de objetos de aprendizagem para o público idoso. Para análise dos achados, foram consideradas as características gerais dos estudos, principalmente quanto às características de objetos de aprendizagem gamificados e acessíveis e os elementos de personalização utilizados para o público idoso. Os resultados mostraram que os elementos de acessibilidade, personalização e gamificação para o público idoso que prevaleceram foram: tamanho do dispositivo, navegação, fonte, usabilidade, eficácia, contraste, facilidade para aprender a usaro, pontuação e personalização armazenada em nuvem.


 

Publicado
2018-05-16
Como Citar
MACHADO HENRIQUES, Cecilia; RIBAS ULBRICHT, Vania. GAMIFICAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA IDOSOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/76>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica