O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE NANOTECNOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA: :

  • Wilhan Almeida de Mello Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Birigui
  • Laine Tereza Alexandre dos Santos Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Birigui
  • Allan Victor Ribeiro Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Birigui
  • Leandro Mello D. Pinheiro

Resumo

No Brasil, as propostas educacionais que abordam conceitos de nanociência e nanotecnologia no contexto da educação básica são ainda muito incipientes. Embora este tema esteja presente na sociedade e no cotidiano dos estudantes, ainda se apresenta como um paradigma as práticas pedagógicas que permeiam o ensino de ciências sendo estas muitas vezes tradicionais, conservadoras e descontextualizadas, contrapondo-se aos desafios educacionais contemporâneos. A articulação de conteúdos de ciência contemporânea com abordagens inovadoras e motivadoras é essencial para um ensino eficaz e significativo em todos os níveis da educação básica. Neste sentido, elementos de realidade virtual tem se mostrado como ótima ferramenta no campo educacional e a invasão recente da mídia e da tecnologia, que tem produzido imagens capazes de envolver os sujeitos na esfera visual, sensorial e cognitiva. Como estratégia de ensino, o uso da realidade virtual articulada com jogos educativos, pode ser metodologicamente pensado como um aliado em sala de aula, pois além de enriquecer as abordagens, sob um viés tecnológico, tornam o ensino mais excitante. Visando explorar as potencialidades oferecidas pelas TIC's e técnicas associadas a gamificação, o presente trabalho apresenta aspectos relativos ao desenvolvimento de um jogo educativo voltado ao ensino de nanotecnologia baseado em elementos de realidade virtual imersiva para smartphone.

Publicado
2018-06-07
Como Citar
ALMEIDA DE MELLO, Wilhan et al. O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE NANOTECNOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/760>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica